A manhã de sábado (29) foi marcada pela visita de profissionais da Defesa Civil e da Secretaria de Obras de Rio Claro ao Espaço Livre da Vila Martins. O objetivo foi avaliar os estragos causados pelo fogo no início da noite de sexta-feira (28). O espaço, onde funciona atualmente a feira do produtor rural, também abriga o barracão da escola de samba UVA (Unidos da Vila Alemã) e foi exatamente na área onde a comunidade verde e branca guardava principalmente fantasias e instrumentos que o fogo se concentrou.

“Hoje eu pude entrar e ver realmente que a minha suspeita se confirmou. Nós perdemos tudo. Olhar isso aqui vazio e cheio de cinzas é um sentimento difícil de descrever. Nossos troféus, instrumentos, fantasias, tudo destruído”, disse Aldo Alves de Oliveira, presidente da agremiação que acompanhou a vistoria e recebeu as orientações repassadas pela Defesa Civil de Rio Claro e pela Secretaria de Obras.

“Houve um comprometimento na estrutura principalmente da entrada do mezanino do barracão da UVA, pois neste local havia maior quantidade de material inflamável. Passamos as devidas orientações, existem alguns objetos a serem retirados, mas isso só poderá acontecer após o escoramento da estrutura para evitar acidentes. Após isso, essa parte terá que ser desmontada e refeita”, afirmou Wagner Araújo, capitão da Defesa Civil.

Em relação ao restante do espaço, onde funciona a feira do produtor, não foram identificados problemas estruturais: “Percorremos a área e a única coisa é que vai precisar de uma boa limpeza por conta da fuligem que se fixou, mas em relação à estrutura não houve danos”, explicou Paulo de Lima, secretário de Obras de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.