Foto: Divulgação/DAAE

Para realizar o serviço, foi necessário interromper as operações da ETA 2. Previsão de retomada do fornecimento de água aos bairros abastecidos é para até o início da noite desta segunda-feira (30)

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está executando, na tarde desta segunda-feira (30), limpeza emergencial no canal de captação de água do rio Corumbataí.

Como procedimento padrão e controlado, foi necessário parar temporariamente as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

“A área do canal de captação da ETA 2 apresentou grande quantidade de areia por conta do arraste nos mananciais, devido às chuvas, e precisou ser limpa imediatamente para não comprometer o tratamento e o abastecimento de água”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.

A limpeza está prevista para ser concluída ainda durante a tarde desta segunda-feira. A ETA 2 voltará a entrar em operação imediatamente após a limpeza, e o fornecimento de água aos bairros abastecidos deve ser normalizado até o começo da noite desta segunda-feira (30).

Este serviço pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água no Distrito de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Grande Cervezão, Santana, Distrito Industrial, Vila Industrial, Arco-íris, Alan Grey, Vila Verde, Vila Nova, Vila Martins, Jardim Floridiana, Jardim América, Jardim Progresso 1 e 2, Jardim das Flores, Jardim Bandeirantes, Jardim Primavera, Jardim Dona Regina Picelli, Jardim Portugal, Jardim Karan, Jardim Ipê, Jardim São João, São Miguel, Santa Maria, São Caetano, Parque Residencial, Ipanema, Chácara Rupiara, Residencial Florença, Águas Claras, Santa Clara 1 e 2 e Parque dos Eucaliptos.

O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.

Serão feitas descargas na rede, mas a paralisação pode ocasionar casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. Os outros 40% são distribuídos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e segue funcionando normalmente.