Foto Arquivo


A corrida ao Poder Executivo já teve início entre os diretórios municipais. Isto porque termina já no próximo dia 4 de abril o prazo para que os candidatos estejam filiados aos partidos devidamente registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, as siglas terão o prazo para realizarem as convenções partidárias para escolherem os postulantes.

O Jornal Cidade apresenta neste domingo (15) a primeira pesquisa eleitoral deste ano de intenção de votos a prefeito(a) de Rio Claro nas eleições 2020. Mais uma vez em parceria com a Interativa Pesquisas, o levantamento apresenta quatro cenários, um espontâneo e três estimulados.

ESPONTÂNEA

O cenário espontâneo abordou a população e questionou: “Se as eleições para prefeito(a) fossem hoje, em quem o senhor(a) votaria?”. O índice de indecisos ainda é bastante grande no quadro, chegando a 52,33% dos entrevistados. A opção por não votar em nenhum candidato também encontra alto índice, a 30%.

O eleitorado que se identifica com algum político indica 13 nomes de pessoas em que o entrevistado poderia votar. Em primeiro lugar está a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB), da oposição ao atual grupo da administração. Em seu quarto mandato na Câmara Municipal, a parlamentar já disputou algumas vezes como candidata a deputada estadual, no entanto nunca chegou a ter seu nome na eleição à Prefeitura. Neste quadro, ela aparece com folga à frente do ex-prefeito do seu partido, Du Altimari, que governou Rio Claro entre 2009 e 2016.

Em seguida vem o atual prefeito Juninho da Padaria. Em seu primeiro mandato, o prefeito já garante que é candidato à reeleição. O vereador Rogério Guedes, atualmente no PSB, mas que já anunciou ser pré-candidato a prefeito pelo PSDB, aparece em seguida na terceira colocação, à frente do advogado Gustavo Perissinotto (PSD), que ficou em segundo lugar na eleição a prefeito de 2016, perdendo para Juninho.

O vereador Paulo Guedes (PSDB), que já apareceu em destaque em pesquisas anteriores, não obteve o mesmo êxito desta vez. Sabe-se que há dúvidas sobre a sua possível candidatura, seja a prefeito ou a vereador, por conta da sua condenação no Tribunal de Justiça. Completam o quadro da pesquisa espontânea os nomes dos vereadores Irander Augusto e Luciano Bonsucesso, o ex-vereador Nivaldo Moura, o ex-deputado Aldo Demarchi, o pré-candidato a prefeito pelo PL e médico Dr. Grillo, o vereador José Pereira, o ex-prefeito Du Altimari e o médico Dr. Affonso Salati.

METODOLOGIA

De acordo com o diretor da Interativa Pesquisas, Alejandro Gonzalez, nas quatro pesquisas foram entrevistadas 601 pessoas, entre 7 e 10 de março em todas as regiões de Rio Claro. O levantamento estatístico é por amostragem estratificada, sendo que o conjunto da população moradora da cidade é tomado como universo da pesquisa. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. As diferenças decimais da soma total ocorrem por arredondamento dos números. As pesquisas espontânea e estimuladas, publicadas na página ao lado, estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-03482/2020.

Na estimulada, Maria amplia vantagem dentro da oposição

Vereadora está à frente do índice do eleitorado indeciso e dos nomes da oposição

No primeiro cenário estimulado da pesquisa JC/Interativa, a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) também é destaque entre os entrevistados. O diretor da Interativa Pesquisas, Alejandro Gonzalez, observa que “a possível candidata apresenta características que dão segurança para a escolha da população na eleição à Prefeitura”, diz.

Ainda, a parlamentar também está à frente dos colegas da oposição Gustavo Perissinotto e Rogério Guedes. O atual prefeito Juninho da Padaria mostra desgaste, ficando no quarto lugar do quadro. Nunca testado antes, o Dr. Grillo ficou na quinta colocação, seguido de Olga Salomão e Nivaldo Moura.

Dilema dos ‘Guedes’ mostra diferenciação no eleitorado

Associados pelo sobrenome, Rogério está à frente de Paulo. Perissinotto tem vantagem sem Maria

O segundo cenário pesquisado mostra que Gustavo Perissinotto alcança índice um pouco melhor sem a adversária Maria do Carmo Guilherme. O advogado, que disputou a prefeito em 2016 ficando em segundo lugar, terá o desafio de angariar votos entre os indecisos, uma vez que este índice aumentou consideravelmente.

“Sem Maria do Carmo neste quadro, seus votos podem se transferir para Gustavo e Rogério, que também são candidatos da oposição. Mas a indecisão do eleitorado entrevistado também aumenta”, diz o diretor da Interativa Pesquisas, Alejandro Gonzalez.

Neste quadro, optou-se por colocar os nomes de Rogério Guedes e Paulo Guedes. Parentes eleitos por partidos diferentes, sempre se criou no eleitorado um dilema sobre a transferência de votos de um para outro por conta do sobrenome. A pesquisa mostra, porém, que o eleitor soube diferenciar um do outro. Rogério se lançou pré-candidato pelo PSDB, partido atual de Paulo, aumentando a disputa interna na sigla.

O Professor Luciano, do PSB [atual partido de Rogério], tem destaque aparecendo à frente de Paulo e do prefeito Juninho da Padaria, que ficou na quinta colocação. O ex-vereador Valdir Andreeta está em penúltimo, em seguida a pré-candidata do PSOL, Maria Aldenir.

Maria cresce enquanto eleitor de Juninho mantém fidelidade

Sem Rogério e Dr. Grillo, Maria do Carmo amplia votos. Juninho se mantém estável

O terceiro quadro retorna com o nome de Maria do Carmo Guilherme. A vereadora mostra força e possível transferência de votos de Rogério Guedes e Dr. Grillo, que não aparecem na listagem estimulada. Paulo Guedes não cresce, reforçando que o eleitor soube diferenciar o sobrenome da família de políticos.

O prefeito Juninho da Padaria, assim como nos outros quadros, se mostra estável e com eleitorado fiel, ainda que pequeno. O médico Dr. Affonso Salati, testado neste cenário, não tem o mesmo êxito do colega de profissão Dr. Grillo. Valdir Andreeta perde votos e Olga Salomão aparece em último.

“A oposição cresce com consistência e Maria do Carmo apresentou características de preferência do eleitor”, comenta Gonzalez. Na pesquisa os indecisos também têm índice menor, como no primeiro cenário.