Fabíola Cunha

Equipe do curta “Command Action”, gravado em dezembro de 2014 (Foto: Larissa Morari)
Equipe do curta “Command Action”, gravado em dezembro de 2014 (Foto: Larissa Morari)

O Grupo Kino-Olho vai novamente levar um curta rodado em Rio Claro para o Festival Internacional de Cinema de Cannes, que neste ano acontece entre os dias 13 e 24 de maio.

Rodado em dezembro último, o filme “Command Action” participa da Mostra Court Métrage Short Film Corner, que acontece dentro da programação do festival francês. É o mesmo espaço onde no ano passado o curta-metragem “Ida do Diabo”, também do grupo, foi exibido.

Com 14 minutos, “Command Action” foi gravado na tradicional Feira Popular do Cervezão, sob direção de João Paulo Miranda, e conta a história de um garoto que, aos 10 anos, deve enfrentar um desafio para poder comprar o primeiro brinquedo: “O grupo teve contato direto com os feirantes e moradores do bairro, buscando retratar situações sociais vivenciadas dentro da própria feira”, explica Miranda.

A ideia para o filme deriva de um documentário, feito há quatro anos (”Feira Livre do Cervezão”). O projeto, aprovado pela Lei Rouanet, captou recursos em empresas da cidade para viabilizar a produção, que tem 15 pessoas na equipe técnica – 30 no total.

No elenco, houve ênfase na seleção de não-atores da própria feira e atores iniciantes, como David Martins, que protagoniza o curta. A Cia. Tempero D’Alma completa o elenco e na produção o grupo fez também parcerias com a Unimep e as produtoras Romã Cinema e Quebra-Cabeça Filmes.

Segundo Miranda, esse é o primeiro projeto do grupo a utilizar da Lei Rouanet, recebendo apoio também de estabelecimentos comerciais locais: “procuramos novas empresas apoiadoras de leis de incentivo”, afirma.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%