O projeto é desenvolvido com os recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA)

Divulgação

O projeto é desenvolvido com os recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA)
O projeto é desenvolvido com os recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA)

O Núcleo ArteVida desenvolve, desde 2014, a Oficina de Musicalização gratuita com aulas de violão e coral para os 30 usuários do projeto. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto tem como objetivo proporcionar contato e interação com artes e cultura. As aulas têm conteúdo teórico e prático, e acontecem às terças e quartas-feiras.

O projeto é desenvolvido com os recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que capta e gerencia os valores do imposto de renda recolhido em Rio Claro para investimento em diversos projetos sociais específicos de atendimento à criança e ao adolescente.

De 2013 a 2014 o FMCA recolheu quase R$ 408.000,00, que foram destinados ao financiamento de 11 projetos apresentados e aprovados por entidades do município. A verba destinada a este projeto foi designada para a adaptação da sala e compra de violões.

As aulas de violão são realizadas com o auxílio do professor Hugo L. V. Singling nos períodos manhã e tarde. Com brincadeiras musicais e percussão corporal, os alunos desenvolvem coordenação, percepção do espaço e respeito ao próximo. Em uma grande roda, todos podem compreender melhor o conteúdo enquanto o professor passa as notas e acordes a serem tocados.

Hugo conta que a música é importante para o desenvolvimento dos alunos. “Dentro da sala não trabalhamos somente com o instrumento, procuramos trabalhar a educação e musicalização como um todo para que os alunos se relacionem uns com os outros.”

Mesmo com um braço engessado, Diogo Dhayan dos Santos (13) participa das aulas ativamente: “Por conta de incentivo familiar, iniciei meus estudos há mais de seis meses. Além de violão, também toco bateria, pois adoro música.”

Para Gabriela Oliveira Vieira dos Santos (11) a atividade é essencial. “Com a música, posso conhecer novas áreas. Apesar de estar começando agora, pretendo continuar estudando para aprender cada vez mais.”

A coordenadora do ArteVida, Gislaine Aparecida da Rocha enfatiza a relevância da música no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Procuramos trazer composições reflexivas, pois acreditamos que a música proporciona sensibilidade, ajudando os alunos a se expressar melhor.”

O Núcleo Arte Vida está localizado na Rua 15, nº 432, Bonsucesso e atende aos bairros da região. O telefone para contato é 3023-1898. Destinado a crianças de 8 a 16 anos, a inscrição pode ser feita por procura espontânea ou encaminhamento. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site: www.nucleoartevida.org.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.