Criança de dois anos convive com Diabetes e família pede ajuda

Criança de dois anos convive com Diabetes e família pede ajuda

Prestes a completar três aninhos em maio, a pequena Maria Clara Paris de Fante foi diagnosticada com Diabetes Tipo 1 e precisa utilizar um equipamento constantemente para a medição da glicemia. Sayuri Paris, mãe de Maria Clara, conta sobre a saga enfrentada pela família, para oferecer qualidade de vida à filha.

“Ela foi diagnosticada em setembro de 2022, em dezembro do mesmo ano fizemos um plano de saúde particular, mas por conta do diagnóstico, existe o período de carência, então precisamos arcar com todos os gastos”, comenta a mãe, que tem mais dois filhos, reside com a família no Jardim Ipanema, em Rio Claro, pagando aluguel e as demais contas.

Vivendo um período complicado, a pequena Maria Clara enfrenta muitas crises de hipoglicemia e de acordo com Sayuri, a recomendação médica é para a utilização de um equipamento chamado “libre”.

“A Maria Clara estava precisando furar os dedinhos de hora em hora para que pudéssemos controlar a glicemia, e ela não sente e pode acabar desmaiando, tendo convulsões. Pode ser fatal. Foi aí que recebemos a indicação da médica para o uso do “libre”, que é um equipamento trocado há cada 14 dias, onde uma pequena agulhinha está inserida na pele e por ali é feita da medição necessária da glicemia”, explica a mãe.

Mas os custos do equipamento são altos e não cobertos rapidamente pelo SUS. São R$300,00 a cada 14 dias. E mais, a pequena também precisa de um segundo aparelho, que é utilizado juntamente com esse primeiro e recebe o nome de “miao miao”, custa cerca de R$1.600,00 e auxilia a família e o paciente avisando sobre a taxa de glicemia.

“Recebemos a informação que o SUS custeia esse tratamento, mas leva cerca de um ano, um ano e meio depois do momento que damos entrada no pedido. Estamos com os papais praticamente prontos, mas nossa filha não pode esperar, por isso estamos realizando uma vaquinha para auxiliar em pelo menos seis meses com os equipamentos e também com os demais insumos que ela necessita”, fala a mãe.

A Chave Pix para contribuir com a família é [email protected] e mais informações podem ser conseguidas no link da vaquinha, que é https://www.vakinha.com.br/3683006