O lançamento do abaixo-assinado foi realizado no Café da Manhã da OAB na presença de representantes de várias entidades

Antonio Archangelo

O lançamento do abaixo-assinado foi realizado no Café da Manhã da OAB na presença de representantes de várias entidades
O lançamento do abaixo-assinado foi realizado no Café da Manhã da OAB na presença de representantes de várias entidades

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou, nessa quarta-feira (1º), ao Jornal Cidade, que o projeto que visa implementar os trens de passageiros no Estado de São Paulo está em análise. A CPTM não confirmou se existe a possibilidade de Rio Claro vir a ser contemplada pelo projeto estadual, cuja primeira etapa, deverá se estender de São Paulo até Americana.

“Atualmente, encontra-se em análise, pelo Conselho Gestor das PPP’s (Parcerias Público-Privada), a MIP – Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada – dos trens regionais, apresentada para o Governo Estadual pelas empresas BTG Pactual e EDLP – Estação da Luz Participações”, se limitou na nota encaminhada ao Grupo JC.

Cidades da região como Rio Claro e Limeira mobilizam abaixo-assinado para demonstrar ao governo paulista a intenção dos municípios voltarem a dispor de transporte ferroviário de passageiros.

Em Rio Claro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro lançou oficialmente no último dia 27, o abaixo-assinado para a “Campanha Trens de Passageiros até Rio Claro”. A ideia é coletar o maior número possível de assinaturas para sensibilizar as autoridades a incluir Rio Claro na primeira etapa do projeto do governo estadual de implantação da linha de trens metropolitanos.

O lançamento do abaixo-assinado foi realizado no Café da Manhã da OAB na presença de representantes de várias entidades. A presidente da OAB de Rio Claro, Dra. Rosa Cattuzzo, salientou a participação das entidades, o que demonstra que todos estão imbuídos e engajados nesse projeto. O desembargador aposentado, Dr. Irineu Carlos de Oliveira Prado, representante da OAB nesse pleito, destacou que Rio Claro merece essa distinção por ter tradição ferroviária, além de estar muito próxima de Americana (50 km), onde a linha deve terminar. Oliveira Prado ressalta ainda que a reativação do trem de passageiros vai beneficiar não apenas o município, mas toda a região.

O deputado estadual Aldo Demarchi falou de sua satisfação em participar de um movimento que muito lembra a mobilização realizada para a duplicação da Rodovia SP-127. No caso da estrada o resultado foi positivo e ele acredita que a conquista se deve a adesão da população, o que está se repetindo na “Campanha Trens de Passageiros até Rio Claro”. A vice-prefeita Olga Salomão acredita que a mobilização surtirá efeito e se dispôs a participar de uma comissão técnica para o levantamento de dados que possam subsidiar os argumentos em defesa da proposta.

Na oportunidade, Olga entregou ao desembargador uma lista com assinaturas coletadas na Sepladema (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente) e informou que a coleta também será feita nas demais secretarias e repartições municipais e nas entidades que a Prefeitura tem acesso. A comunidade também pode assinar o documento que está disponível na Casa do Advogado e nas suas salas na Vara do Trabalho e no Fórum, bem como nas entidades do município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.