Corumbataí completa 189 anos e administração pública realiza balanço das atividades

Favari Filho

Corumbataí completa 189 anos e administração pública realiza balanço das atividades
Corumbataí completa 189 anos e administração pública realiza balanço das atividades

O município de Corumbataí comemora mais um aniversário e, novamente, o Jornal Regional realiza um balanço das atividades e realizações da administração pública. O prefeito Vicente Rigitano recebeu a reportagem em uma quarta-feira, logo pela manhã, e falou um pouco sobre a cidade em que nasceu e para a qual busca diuturnamente realizar melhorias que venham ao encontro dos anseios da população corumbataiense.

Rigitano iniciou falando sobre a construção da creche que começa a funcionar ainda no primeiro semestre de 2015 e que deve atender 130 crianças. Demonstrando reconhecer a importância do ensino para o desenvolvimento da sociedade, o prefeito não mediu esforços para terminar a construção da Escola Estadual Governador Jânio Quadros, que ainda não foi inaugurada oficialmente, mas que iniciou as atividades no dia 2 de fevereiro com alunos do Ensino Médio.

“A obra começou na administração anterior, mas estava parada. Por isso, fomos buscar recursos para finalizar”, observou o prefeito que apontou também para a reforma da Escola Estadual Dona Maria de Lourdes Pedroso Perin, que atende alunos do Ensino Fundamental, e que agora conta com mais duas salas de aula.

Na área da saúde, além da compra de equipamentos para a UBS já existente, outra novidade para os moradores da cidade é a inauguração de mais uma Unidade Básica de Saúde, que deve acontecer dentro de trinta ou quarenta dias. Localizada no Jardim Colina, o serviço de atendimento deve receber a população da cercania e de toda a região. O bairro, que já conta com guias e calçadas, recebe agora o asfalto e foi construída também uma caixa d’água de 50 mil litros e um sistema de captação de água fluvial para evitar alagamentos.

No que diz respeito à moradia, a administração comprou recentemente 21 mil metros de terra para construir sessenta casas através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Os trâmites legais seguem em andamento e, em breve, a documentação fica pronta para que sejam iniciadas as obras. As inscrições, portanto, para os interessados em concorrer à casa própria, devem abrir em meados dos meses de julho ou agosto.

O prefeito informou também que até o momento foram realizadas mais de 1500 metros de obras de rede de esgoto, sendo que 300 em trocas de canos muito antigos. “Estamos nos dedicando também aos bairros”, confirmou. Outras obras foram realizadas: o Ginásio de Esporte, que cedeu há algum tempo, foi totalmente limpo e não gera mais perigo aos transeuntes e o banheiro da praça central foi reformado e adaptado para deficientes.

Além da instalação de uma câmera de segurança em uma das entradas de Corumbataí, outras seis devem ser colocadas em breve nos demais acessos da cidade. A prefeitura reformou também o Centro Comunitário e os dois Campos de Bocha existentes no município, o Municipal e o da Jacutinga. E, em dezembro de 2014, inaugurou uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Em parceria com o Governo do Estado, o município deve contar em breve com a Função Delegada, cujo objetivo é empregar policiais militares para atuar nas horas de folga, porém contratados pelo município. “Achamos um bom projeto porque os polícias atuam na própria área em que são qualificados”, observou Rigitano.

Outro projeto que já foi anunciado e deve ter início logo é o Melhor Caminho, que são dez quilômetros de estrada no bairro Santa Elza que faz divisa com as cidades de Corumbataí, Rio Claro e Leme. A ação vai melhorar o acesso dos motoristas, pois as vias serão niveladas e cobertas por pedras. O prefeito informou também que quitou uma dívida do INSS com a União que acabaria somente em 2022 e que pagou indenizações trabalhistas no valor de 250 mil reais.

Rigitano, que viveu por um tempo em Campinas nunca se desligou da terra natal e, quando convidado, decidiu se lançar a prefeito no intuito de melhorar a vida de seus conterrâneos. “Estamos lutando para manter as tradições. Espero que o povo esteja contente. Estou sempre à disposição dos corumbataienses e parabenizo a cidade em que nasci e da qual sinto muito orgulho em fazer parte”, concluiu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.