O trabalho realizado pela Cooperviva – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro, localizada no Distrito Industrial, é de grande importância não apenas para quem precisa de sustento para viver. Graças aos cooperados, uma médica de 100 – 120 toneladas de materiais recicláveis são retirados das ruas da Cidade Azul todos os meses e ganham uma destinação correta.

E em 2022, no mês de novembro, a Cooperviva completa 20 anos de fundação, com muita luta, trabalho e dedicação de todos os envolvidos.

Inair Francisca da Rocha é presidente da cooperativa desde o início e conta como tudo começou.

“A gente saiu do antigo lixão, hoje chamado de aterro. Saímos de lá em 199 pessoas para formar uma cooperativa, mas não é algo tão simples, ficamos cerca de três anos para conseguir se organizar e chegar onde estamos hoje”, conta.

Dona Inair fala ainda que das pessoas que saíram do antigo lixão só ela segue na cooperativa, que hoje possui 39 cooperados e suas famílias dependendo do sustento conseguido através do trabalho realizado no espaço.

“Todos que trabalham aqui sustentam suas famílias com o que fazemos. E felizmente somos reconhecidos pela população, que entende a importância da cooperativa para o município, a importância de tudo feito aqui, por nós”, comenta.

Maria Rosalina Gomes é cooperada e está há quase 20 anos na Cooperviva.

“Tudo que eu tenho hoje eu consegui através da cooperativa, sustentei meus filhos e sabemos também que o que fazemos aqui cuida do meio ambiente, da população, temos a colaboração, somos bem tratados, sabemos lidar com as pessoas, é bom para todos”.

Tifany Lauren ressalta a importância de colaborar com o mundo.

“Nosso trabalho é bom, pois a sujeira não fica espalhada na rua, fazemos a separação e conseguimos contribuir”, aponta.

Todos os dias os caminhões que coletam os materiais passam nos bairros de Rio Claro, existe um cronograma (veja ao lado), mas quem preferir, pode levar o material até a Rua Meridian s/n° Distrito Industrial.

RECOLHA

Todos os dias as cooperadas estão realizando a recolha dos materiais que são reaproveitados pela Cooperviva pelos bairros da cidade, um cronograma permite a população se organizar para poder colaborar com o trabalho desenvolvido pela organização.

Quem preferir, pode entregar os materiais na sede, localizada na Rua Meridian s/n° Distrito Industrial.

Mais informações podem ser conseguidas através do telefone (19) 3536-5298.

Todo material recebido é separado, organizado e ganha sua destinação correta. A maioria do que a cooperativa recolhe é moído e comercializado, permitindo o sustento dos quase 40 cooperados, na grande maioria de mulheres.

MATERIAIS

A cooperativa recolhe papelão, jornal, revistas, latinhas, alumínio de modo geral, vidro, garrafas pet, todos os tipos de materiais, menos madeira e lixo orgânico.

“Tudo o que for reaproveitável nós recolhemos, papel, só não pegamos papel higiênico, que é sujo, e comida. Pedimos que a população, se possível, passe uma água na caixinha de leite, por exemplo, pois o cheiro do leite é forte, do mesmo jeito, falamos das latinhas de sardinha. Estamos aqui para colaborar com a população e temos esse retorno”, explica dona Inair, presidente da Cooperviva.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.