Divulgação

Rio Claro está mais próximo de reduzir as filas de espera para exames, consultas e pequenas cirurgias. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, deverá assinar na quinta-feira (29) o contrato com a Associação Beneficente Ebenézer, que administra o Projeto Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) que venceu a licitação para que Rio Claro receba as “carretas da saúde”, onde funcionarão ambulatórios móveis médicos. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, que inclui uma série de ações do município para melhorar o setor, como o Farmácia Todo Dia e a ampliação do número de unidades de saúde.

O contrato será assinado entre a prefeitura, Fundação Municipal de Saúde e a empresa na quinta-feira (29) às 14h30 no paço municipal. “Trata-se de uma das maiores ações na saúde pública que nossa cidade já viu e que estamos implantando com o apoio da Câmara de Vereadores”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Junhinho da Padaria. “Com o atendimento feito nas ‘carretas’ para as pessoas que aguardavam na fila há anos, damos um passo mais do que significativo na melhoria do SUS em Rio Claro”, acrescenta.

O município tem fila reprimida de consultas, exames e cirurgias que somam mais de 37 mil procedimentos. Os consultórios móveis vão atender pacientes na fila de espera para a realização de consulta de especialidades, exames e cirurgias de baixa e média complexidades. A partir da assinatura do contrato a empresa terá 30 dias para instalar as carretas no Espaço Livre da Avenida Visconde do Rio Claro.

Segundo dados da Fundação de Saúde, há pessoas que aguardam por exames, consultas ou mesmo cirurgia desde 2012.
“É importante ressaltar que todos os procedimentos nas ‘carretas da saúde’ serão pagos em acordo com a tabela do SUS”, informa o secretário de Saúde de Rio Claro, Djair Claudio Francisco.

O Espaço Livre da Visconde do Rio Claro está sendo preparado para receber as unidades móveis. Nas últimas semanas, a Fundação de Saúde e a Secretaria de Obras implantaram alambrado, asfaltaram e implantaram redes de água, esgoto e elétrica no local. A iluminação foi ampliada com a troca das lâmpadas mistas pelas de vapor metálico, que emitem luz branca e clareiam mais.

O Cies Global, empresa sem fins lucrativos, atua na cidade de São Paulo e em outros municípios, tendo atendido até agora 500 mil pacientes em sete diferentes estados brasileiros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.