Da Redação

É muito comum consumidores comprarem produtos em lojas físicas ou virtuais e, por algum motivo, não se sentirem totalmente satisfeitos. Com o fácil acesso aos canais de relacionamento das empresas nas redes sociais, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) mudou e se tornou 2.0, ou seja, hoje em dia é realizado de forma digital, tudo online.

Já há sites especializados para que clientes que se sentem prejudicados possam reclamar. Muitas empresas recorrem a esses portais para resolver os problemas com os consumidores e não ficarem com o “filme queimado” na web.

Para que os conflitos entre consumidores e empresas diminuam, o Governo Federal lançou o site Consumidor. Nele, o cliente pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Segundo o próprio site, a iniciativa é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet, e portanto, não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

Para conhecer e usufruir, basta acessar www.consumidor.gov.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.