Entre as instituições que viram sua confiança crescer está a Imprensa escrita, que saiu de 44% para 47%

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Entre as instituições que viram sua confiança crescer está a Imprensa escrita, que saiu de 44% para 47%
Entre as instituições que viram sua confiança crescer está a Imprensa escrita, que saiu de 44% para 47%

A confiança da população na imprensa escrita cresceu de 44% para 47% no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este dado integra o Índice de Percepção do Cumprimento das Leis (IPCLBrasil), mensurado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Direito SP), e que mostra o quanto a população considera importante respeitar ou não as leis. Foram ouvidas 3.300 pessoas dos estados de Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

As que tiveram maior queda foram o Poder Executivo (de 29% para 17%); o Ministério Público (um recuo de 48% para 43%). Já o Congresso Nacional registrou uma queda de 17% para 15%, ao passo que a confiança da população nos partidos políticos recuou de 6% para 5%. A instituição em que os brasileiros mais confiam continuam sendo as Forças Armadas, mantendo um índice de 67%, seguida pela Igreja Católica, que registrou uma taxa de 58% de confiança. A Polícia também foi outra instituição que manteve o nível de confiança, com 33% de respostas entre um ano e outro.

Para o diretor executivo do Grupo JC de Comunicação, Luis Augusto Magalhães, a pesquisa “mostra, acima de tudo, a força e a credibilidade da imprensa escrita”. “Que continuam inabaláveis, mesmo com o advento de novas mídias, pois na hora de uma leitura mais aprofundada é o jornal que a população procura”, comenta.

Já o editor do jornal Cruzeiro do Sul, José Carlos Fines, filiado, assim como o Jornal Cidade, à Associação Paulista de Jornais (APJ), lembra que “num país em que quase tudo caiu em descrédito, é alentador saber que a imprensa escrita está entre as instituições mais acreditadas”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.