A comissão julgadora selecionou 90 obras que irão compor a exposição no Casarão da Cultura.

Divulgação

A comissão julgadora selecionou 90 obras que irão compor a exposição no Casarão da Cultura.
A comissão julgadora selecionou 90 obras que irão compor a exposição no Casarão da Cultura.

A premiação do 7º Concurso Fotográfico Rio Claro Revela sua História será realizada nesta quarta-feira (17) no Casarão da Cultura, a partir das 20 horas. O coquetel junino de entrega dos prêmios aos vencedores acompanha a abertura da exposição das fotografias selecionadas do concurso, que poderá ser vista até 11 de julho.

O evento cultural, promovido pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, será aberto ao público e contará também com os lançamentos da Revista do Arquivo nº 15 e do regulamento do tradicional concurso de artes Novos Olhares, que será realizado em Rio Claro em novembro.

Com a intenção de inspirar os fotógrafos participantes esta edição do Rio Claro Revela sua História lembrou um trecho do poema O Guardador de Rebanhos, de Fernando Pessoa, que recita nuances da cidade e instiga a um olhar além do que os olhos podem ver.

“O tema do concurso fotográfico neste ano pretendeu capturar pelas lentes a vida da ‘Cidade Azul’, sua comunidade, costumes e culturas através da perspectiva de cada artista”, diz a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos.

Mais de 200 fotografias, clicadas a partir de 2014, foram inscritas para o concurso, com a participação de 52 fotógrafos amadores e profissionais.

O júri foi composto pelos fotógrafos Luiz Miotto, Paula Caldas e Benedito Rolim Saullo que tiveram o apoio do artista plástico Renê Mainardi como curador da mostra fotográfica. “O objetivo do projeto é valorizar a arte fotográfica e reconhecê-la como documento, além de atualizar o registro da história recente da cidade”, diz Renê.

A exposição fotográfica poderá ser vista de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Aos sábados a mostra ficará aberta ao público das 9h às 13h. O Casarão da Cultura está localizado na Avenida 3, esquina com a Rua 7, no Centro. Mais informações podem se obtidas pelos telefones 3532.4099 e 3522.1935.

Com 18 artigos redigidos por pesquisadores, professores e escritores, a 15ª edição da Revista do Arquivo aborda diferentes aspectos de Rio Claro nas áreas de educação, social, política, meio ambiente e cultura.

“É uma coletânea de temas locais como música na escola, pinacoteca municipal, áreas verdes, história de bairros, religião, segurança e terceira idade, entre outras vivências”, comenta Teresa ao destacar que a revista está aberta à participação de todos que queiram colaborar publicando seus artigos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.