ROTATÓRIAS: para líder comunitário dos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso, rotatórias poderiam reduzir o número de acidentes na Estrada Velha de Ipeúna

Carine Corrêa

ROTATÓRIAS: para líder comunitário dos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso, rotatórias poderiam reduzir o número de acidentes na Estrada Velha de Ipeúna
ROTATÓRIAS: para líder comunitário dos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso, rotatórias poderiam reduzir o número de acidentes na Estrada Velha de Ipeúna

A Estrada Velha de Rio Claro/Ipeúna já foi palco de inúmeros acidentes. O trecho mais perigoso é aquele que faz divisa entre os bairros Bonsucesso e Novo Wenzel, na altura do quilômetro nove. Isso porque, com os bairros, pedestres, ciclistas, carros, caminhões e motocicletas dividem o mesmo espaço.

A tragédia mais recente ocorreu na entrada do Bonsucesso, no dia 20 de janeiro deste ano. O jovem Joubert Wendel Martins Correa, de 21 anos, morreu depois de colidir com um furgão.

O acidente ocorreu por volta das 17h de uma terça-feira. Joubert ocupava a motocicleta junto com a esposa, quando colidiu contra uma Fiorino na alça de acesso a uma estrada rural. A esposa do jovem, que estava na garupa, sobreviveu e foi socorrida. Na época, o motorista do automóvel fugiu após ser ameaçado por populares.

O líder comunitário dos bairros, Luciano Feitosa, avalia que, se houvesse uma rotatória naquele trecho, talvez a tragédia fosse evitada. “Quem precisa entrar e sair do bairro acaba ‘cortando’ a pista, com riscos de acidente. Se tivesse uma rotatória, é bem provável que não teria ocorrido a colisão”, ressalta Luciano, presidente da associação de bairros “Unidos pelo Mesmo Ideal”, que inclui o Bonsucesso e o Novo Wenzel.

Luciano também observa a necessidade de implantar mais duas rotatórias em outros acessos à pista: na saída pela Rua 7 (próximo ao Mercado da Economia ou Mercado da Rosa) e na saída pela Rua 12. “Essa seria uma forma de reduzir o número de acidentes aqui nessa região. Os acidentes ocorrem pela somatória de dois fatores: a imprudência de alguns motoristas e a inoperância dos responsáveis pela pista”, detalhou.

Feitosa também comenta sobre o risco que os pedestres correm ao fazerem a travessia da pista para ter acesso aos bairros. “Duas escolas, uma municipal e uma estadual, e a unidade de saúde estão concentradas no lado do Novo Wenzel. Por esse motivo, os moradores precisam transitar entre os dois bairros. A travessia é feita pela pista de maneira arriscada. A solução seria a implantação de um semáforo de pedestres, que poderia garantir a segurança ao se atravessar a estrada”, sugeriu.

Em entrevista à Rádio Excelsior Jovem Pan no último dia 29 de maio, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi, falou sobre esse assunto. Durante o programa, o morador José Bispo sugeriu a implantação de uma rotatória na Rua 6 com a Avenida 17, próximo a um depósito de material de construção. “A Prefeitura solicitou junto ao setor de engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que implante duas rotatórias, uma na Rua 3 e outra na Rua 17. Naquela região há ainda os problemas dos caminhões de argila com excesso de carga. Já solicitamos que o DER proibisse a circulação desses veículos naquela pista”, disse Chiossi. Por sua vez, o DER informou “que poderá realizar estudos para avaliação da viabilidade de implantação de rotatória na SPI 083/191, após a formalização desse pedido”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%