Valdira Guimarães Augusto

O Gearc realiza observações públicas frequentemente, como a ocorrida no Shopping RC
O Gearc realiza observações públicas frequentemente, como a ocorrida no Shopping RC

Na próxima segunda-feira, 12 de janeiro, ocorre observação astronômica do céu noturno de vários objetos da Latitude Sul. A atividade, realizada pelo Gearc (Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro) e Grupo “Escola dos Astros”, da Física da Unesp de Rio Claro, acontece a partir das 21h30, no Campo da Biologia. A observação é aberta a interessados por astronomia.

Segundo José Dirceu Nardone, presidente do Gearc, o objetivo dessas observações é propiciar a todos a oportunidade de poder aprender mais sobre corpos celestes. Mas o destaque fica por conta do Cometa c/2014 Q2 Lovejoy, um grande bloco de “gelo sujo”, que deve ter mais ou menos 10 km de diâmetro, e que estará a uma distância de 71,3 milhões de km da Terra, a uma velocidade aproximada de 45.000 km/h.

“O evento será no dia 12 pelo fato do cometa estar passando mais perto da Terra e ser lua minguante, que por nascer tarde não clareia muito o céu, o que prejudica a observação. Esse cometa dificilmente é observado a olho nu, só em locais que apresentam condições ótimas para observação astronômica. Ele vai parecer como um chumacinho de algodão com uma pequena bolinha mais evidente no seu centro. Ele não apresenta aquela cauda comprida, mas é muito interessante ver um objeto razoavelmente pequeno e que está tão longe, e provavelmente só voltará a passar por aqui a uns 11.500 anos”, explica.

Mas o presidente do grupo pontua que essas observações são realizadas se o céu estiver bem limpo, sem nuvens.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.