Academias ao ar livre trazem painéis que orientam sobre o uso dos equipamentos e a prática do exercício físico

Adriel Arvolea

Academias ao ar livre trazem painéis que orientam sobre o uso dos equipamentos e a prática do exercício físico
Academias ao ar livre trazem painéis que orientam sobre o uso dos equipamentos e a prática do exercício físico

No dia 24 de março, Rio Claro ganhou a oitava academia ao ar livre. A última aquisição foi instalada no Lago Azul e é a primeira academia ao ar livre com aparelhos adaptados às necessidades das pessoas com deficiência. O novo equipamento público é resultado de parceria do município com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O convênio que viabilizou a instalação da academia foi assinado em 2013.

O usuário pode se exercitar em dez equipamentos, sendo eles: máquina de tríceps, máquina de bíceps, máquina de supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, máquina twist, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho e bicicleta de mão.

Recentemente, foram entregues à comunidade as academias na Avenida Ulysses Guimarães, no bairro Vila Indaiá, e no distrito de Ajapi. Rio Claro conta, ainda, com outras quatro academias ao ar livre, que ficam na rotatória da Avenida 50-A, na Via Presidente Kennedy (ambas em parceria da Prefeitura com o Rotary Club), no Jardim Inocoop e na Lagoa Seca do Cervezão.

De acordo com a Prefeitura, os espaços possuem painéis com instruções de uso, o que, até aqui, tem se mostrado suficiente para atender os usuários. “Além disso, os equipamentos são muito fáceis de usar e permitem imediata interatividade mesmo por aqueles que utilizam pela primeira vez as academias ao ar livre”, comenta a administração.

Pessoas de todas as faixas etárias podem usar os equipamentos com segurança, desde que sigam as explicações exibidas nos painéis de instrução. É o caso do aposentado Jair Custódio de Oliveira, usuário da academia do Lago Azul. Por volta das 9h, de segunda a sexta, exercita-se por, pelo menos, meia hora. “Sigo a orientação do meu médico e, também, as indicações nos painéis. É uma iniciativa positiva que tem oferecido mais qualidade de vida à população”, conta o aposentado.

As academias são instaladas em áreas abertas e podem ser frequentadas a qualquer hora do dia ou da noite. Além de interativos, os equipamentos são muito fáceis de serem utilizados por pessoas de todas as faixas etárias e reúnem grande número de adeptos, especialmente a terceira idade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.