Apesar das vestes apropriadas para o inverno, a tradição do Papai Noel no Natal foi adotada por muitos países, como o Brasil

Wagner Gonçalves

Apesar das vestes apropriadas para o inverno, a tradição do Papai Noel no Natal foi adotada por muitos países, como o Brasil
Apesar das vestes apropriadas para o inverno, a tradição do Papai Noel no Natal foi adotada por muitos países, como o Brasil

“Deixei meu sapatinho na janela do quintal, Papai Noel deixou meu presente de Natal”, a canção já destaca a espera pela chegada de um dos personagens mais famosos do Natal. Mas de onde surgiu essa tradição de esperar presentes do querido e Bom Velhinho? A bacharel em História, Jéssica Souza, conta sobre a origem e significações do Papai Noel na cultura mundial.

O significado do nome dado ao Bom Velhinho tem origem da palavra Nouel, que em francês quer dizer Natal. Desta forma, a expressão dada ao Bom Velhinho significaria o “Pai do Natal”. Reza a lenda, no entanto, que essa figura teria sido inspirada em um arcebispo da Turquia, que viveu em meados do século quarto. O arcebispo Nicolau costumava deixar saquinhos de moedas nas casas dos menos favorecidos. Posteriormente, o bispo foi canonizado pela Igreja Católica, passou a ser tratado por São Nicolau e sua história se espalhou rapidamente pelo mundo.

No entanto, conforme destaca Jéssica, o que pouco se divulga é que a consolidação do benfeitor como símbolo natalino surgiria no século XIX com uma produtora de refrigerantes. “A empresa passou a utilizar imagens do Bom Velhinho em suas propagandas e, logo, se tornou comum associar a imagem do Papai Noel ao Natal”, explicou a historiadora.

Naturalmente como em outras datas, alguns símbolos são vinculados e acabam por representá-las. Jéssica atribui como importantes, pois são a partir deles que a cultura e a história são preservadas. “O Papai Noel é o grande símbolo do Natal e, assim, essa tradição se estende através dos tempos, o mesmo ocorre em outras datas, como o Coelho da Páscoa”, pontua.

Mesmo o Brasil sendo um país de clima tropical, em que roupas de frio para esta época e neve não condizem com a realidade, a historiadora comenta que, pelo fato de o Brasil ser relativamente ‘novo’ em comparação com outros países, acaba por adotar símbolos de outras nações.

“É importante que sejam valorizados símbolos nacionais, mas não é um processo simples, afinal, está enraizado na nossa cultura o símbolo do Papai Noel”, destaca.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.