O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até a noite do último sábado (26) 401 requerimentos de registros de candidaturas a vereador(a) pelos partidos de Rio Claro. O número, até o momento, é cerca de 6,3% menor que o da eleição passada, quando concorreram 428 candidatos à Câmara Municipal. De acordo com o sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, até essa segunda-feira (28) todas ainda aguardavam julgamento.

Ainda poderão ocorrer mudanças, isso porque o calendário da legislação eleitoral permite que até o dia 16 de outubro os órgãos de direção dos partidos políticos possam preencher as vagas remanescentes, observados os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada gênero, no caso de as convenções para a escolha de candidatos não terem indicado o número máximo previsto.

Segundo o sistema, até ontem, as candidaturas das legendas ficaram da seguinte maneira: o Cidadania registrou 29 candidatos, o Democratas – partido do atual prefeito Juninho – cadastrou 23 candidaturas, o MDB – partido da candidata a prefeita Maria do Carmo Guilherme – registrou 29 candidatos, o PDT – partido do candidato a prefeito Delegado Nivaldo – conta com 23 candidatos, o PL apresentou 25 candidaturas, a mesma quantidade do Podemos, o Progressistas registra 29 candidatos, o PSB – partido da candidata a prefeita Márcia Berbel – tem 26 candidaturas, o PSC – do candidato a prefeito Affonso Salati – possui 20 candidatos, o PSD – do candidato a prefeito Gustavo Perissinotto – 29 candidaturas, o PSDB conta com 24 candidatos, o PSL 29 candidaturas, o PSOL – da candidata a prefeita Aldenir Cardoso – 11 candidatos, o PT – do candidato a prefeito João Guilherme – 15 candidaturas, o PTB 29 registros, mesma quantidade do Republicanos e o Solidariedade conta com apenas 6 candidatos ao Legislativo, menor número entre todas as siglas que disputarão as eleições neste ano.

Campanha

O período de propaganda eleitoral nas ruas teve início no último domingo (28) e segue até o dia 14 de novembro, às 22 horas

Executivo

Na corrida eleitoral para o Poder Executivo de Rio Claro, o TSE registrou nove candidaturas à prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.