Fabíola Cunha

Fitas que clareiam os dentes podiam ser compradas em farmácias sem receita nem orientação
Fitas que clareiam os dentes podiam ser compradas em farmácias sem receita nem orientação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a proibir a venda de clareadores dentais sem a prescrição de dentistas. Esses produtos aparecem nas prateleiras das farmácias como fitas. A medida, que atende a um pedido do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), foi aprovada no último dia 15.

Fábio Vanzelli, cirurgião-dentista, explica que o processo de clareamento deve ser cuidadosamente avaliado por um profissional, ou seja, não é simplesmente a vontade de melhorar a estética dos dentes que conta: “O cirurgião-dentista, como peça fundamental para o sucesso do tratamento, deve empregar a melhor técnica de acordo com a indicação e contraindicação, levando-se em conta o diagnóstico da alteração de cor e conservação das estruturas dentais, orientando corretamente o paciente, antes, durante e após o tratamento, e saber agir adequadamente em casos de sensibilidade”, explica. Ele enfatiza que tratamentos odontológicos são elaborados caso a caso, levando em consideração peculiaridades do paciente. Os tratamentos comprados em farmácia para clareamento não obedecem a essa especificidade: “Se a pessoa tiver 1 ou 2 dentes desalinhados, a chance deles ficarem fora do ‘tratamento clareador genérico’ é grande”, exemplifica.

Não apenas isso, mas reações alérgicas, hipersensibilidade, inflamações, manchas em dentes restaurados podem ocorrer com os tratamentos de farmácia.

Mesmo quando feito por um dentista, o procedimento não é indicado para algumas pessoas, como gestantes e lactantes, pessoas com restaurações amplas, hipersensibilidade dentária e irritação severa nas gengivas, fumantes pesados e pessoas com condições pré-cancerígenas.

O processo de clareamento cria reações químicas que, se não forem controladas e interrompidas no tempo certo, deixam de clarear e passam a destruir o dente: “Por isso é necessário saber quando cessar o processo, pois, no momento em que há perda de estrutura dental, perde-se todo benefício estético do clareamento”, ressalta.

Em consultório há opções como clareamento a laser, porém Vanzelli recomenda o feito com moldeira personalizada, que o paciente leva para casa, retornando ao consultório para verificar a evolução do clareamento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%