O físico Edson Denis Leonel, da Unesp de Rio Claro, foi contemplado com o prêmio V. Afraimovich.

Desde 2006, grupo de pesquisa liderado por Edson Denis Leonel utiliza ferramentas da mecânica estatística para estudar transições de fase em sistemas caóticos

Edson Denis Leonel, pesquisador do Departamento de Física da Unesp, câmpus Rio Claro, foi contemplado com o prêmio V. Afraimovich, concedido pela Conferência Internacional em Ciência Não Linear e Complexidade. É o primeiro físico brasileiro a ganhar o prêmio. Voltada para jovens pesquisadores que se destacam no campo de estudo, a premiação é um reconhecimento às contribuições do físico e do seu grupo de pesquisa aos estudos de transições de fase em sistemas não lineares, um campo emergente da física que, entre outras coisas, descreve sistemas caóticos.

O conceito de sistema faz parte de nossa vida cotidiana, ainda que muitas vezes essa presença não seja tão óbvia para quem não é físico. Os exemplos de sistemas com que nos deparamos no dia a dia vão desde os mais simples, como a transição da água para o gelo, ou um copo que cai e se quebra, que são chamados de lineares, até fenômenos complexos, como a progressão de uma epidemia ou os eventos meteorológicos, que são classificados como sistemas não lineares.

O físico da Unesp Rio Claro, Edson Denis Leonel.

Na página do prêmio, o professor destaca que sua “contribuição original caracterizou uma transição de fase contínua em alguns sistemas caóticos. Nós nos concentramos em responder a um conjunto de quatro questões principais: identificar a simetria quebrada; definir o parâmetro da ordem; discutir a excitação elementar; e discutir os defeitos topológicos que impactam o transporte de partículas”, conforme destacou para a Agência Fapesp.

As contribuições de Leonel para esse campo envolvem a aplicação, de maneira inovadora, de ferramentas da mecânica estatística na análise de sistemas não lineares. A premiação será realizada nesta segunda-feira (10), no primeiro dia da Conferência Internacional em Ciência Não Linear e Complexidade, em Istambul, na Turquia. Ao todo, foram distribuídos oito prêmios, entre pesquisadores internacionais, para diferentes categorias, abrangendo contribuições de pesquisadores seniors, descobertas extraordinárias e estudiosos destacados. Para marcar a ocasião, os oito laureados apresentarão seminários sobre sua pesquisa. Com viagem marcada para esta sexta, Leonel estará presencialmente no evento e apresentará a palestra “Caracterização de uma transição de fase contínua em um sistema caótico”.