Árvore caiu no Jardim Público na madrugada de quarta-feira (18) sobre a rede de energia

Ednéia Silva

Árvore caiu no Jardim Público na madrugada de quarta-feira (18) sobre a rede de energia
Árvore caiu no Jardim Público na madrugada de quarta-feira (18) sobre a rede de energia

Chuvas com raios e trovoadas podem representar um risco para a população, que deve tomar cuidado para evitar acidentes. Muitas vezes as pessoas se arriscam sem tomar as medidas preventivas, ficando sujeitas a acidentes. O coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi, falou sobre o tema no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan dessa quinta-feira (19).

De acordo com ele, se a pessoa estiver no campo, deve procurar abrigo que não pode ser sob árvores e próximo de cercas de arame. Se no momento da chuva a pessoa estiver dentro de piscina, rios ou lagos, deve sair da água. Na rua deve procurar abrigo em locais edificados, não sob árvores e sob a rede elétrica.

No momento de estacionar o veículo é necessário verificar se não há possíveis riscos. Como exemplo, ele citou caso de um munícipe que estacionou o carro próximo de um muro em construção na Avenida 28 com a Rua 1-A, na Vila Aparecida, para ir à igreja e o muro desabou sobre o carro.

Dentro de casa, Kuroishi orienta os moradores a não usar o telefone com fio, desligar os aparelhos eletrônicos e ficar longe das tomadas. Em caso de enchente, as pessoas não devem transitar em locais alagados e/ou inundados e, se possível, não sair à rua quando estiver chovendo forte, para evitar acidentes.

O coordenador lembrou dois casos recentes ocorridos no município. Em um deles, uma família ficou ilhada pela chuva quando foi acampar na zona rural. Em outro, pessoas ficaram perdidas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) ao voltarem de uma pedreira localizada nas imediações. Elas passaram a noite na mata e foram localizadas somente de manhã.

Para evitar problemas desse tipo, Kuroishi recomenda às pessoas não saírem para acampar ou fazer trilhas em períodos de chuva. Além disso, devem sempre informar a alguém da família ou amigos sobre seu destino, para facilitar a localização em caso de necessidade.

Danilo de Almeida Kuroishi também falou sobre o trabalho da Defesa Civil na Operação Verão, que vai até o dia 31 de março. Fevereiro tem registro de grande volume de chuva, inclusive com temporais. Até o início da manhã dessa quinta-feira, a Defesa Civil computava 261,9 mm (milímetros) de chuva, bem acima da média histórica do mês, que é de 204 mm. A contagem é feita levando-se em conta os últimos cinco anos. A quantidade de chuva também supera fevereiro de 2014, quando choveu apenas 93 mm.

Somente de terça para quarta-feira foram 80 mm de chuva e de quarta para quinta-feira, 7,6 mm. O coordenador conta que Rio Claro tem 47 pontos de risco para potenciais alagamentos e a Defesa Civil faz monitoramento diário desses locais através do centro de gerenciamento de risco, e também com trabalho de campo com vistorias in loco. Isso sem contar os atendimentos feitos diretamente à população em ocorrências causadas pelas chuvas, como quedas de árvores, como aconteceu no Jardim Público na quarta-feira , buracos em vias, entre outras ocorrências.

O áudio completo com a entrevista pode ser conferido aqui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.