De cada 100 carnês de IPTU 2018 de Rio Claro, 85 já foram entregues pelos Correios. “A entrega está sendo feito em tempo hábil para que todos possam se organizar e aproveitar os descontos oferecidos pela prefeitura”, observa o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. O pagamento à vista até o próximo dia 20 vale 10% de desconto no valor total do carnê.

No dia 20 também vence o pagamento da primeira parcela. Os parcelamentos pagos em dia rendem 3% de desconto em cada parcela. Vinte de fevereiro ainda é a data final para aposentados e pensionistas solicitarem isenção do IPTU.

Neste ano a prefeitura ampliou as opções de pagamento do tributo. O imposto está sendo recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, nas casas lotéricas e na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc. Já os pedidos de isenção do IPTU, feitos no Atende Fácil, ficaram mais simples. Quem fez a solicitação no ano passado não precisa levar documentos neste ano, basta preencher o formulário, fornecido pelo próprio Atende Fácil. Os demais devem levar RG e CPF, cópia da certidão de casamento ou óbito caso o IPTU esteja no nome de cônjuge, e cópia da escritura caso o imóvel não esteja no nome do requerente, além de preencher o requerimento disponibilizado no Atende Fácil.

Mesmo após a finalização da entrega dos carnês, a prefeitura irá manter a opção de imprimir as guias de pagamento diretamente do site da prefeitura, pelo endereço www.rioclaro.sp.gov.br, pelo link “IPTU 2018” no alto da página.  Basta inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, encontrados nos carnês anteriores e, em seguida, optar entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede credenciada.

Pelo site da prefeitura também é possível imprimir a solicitação de isenção de pagamento do IPTU para levar ao Atende Fácil. Podem pedir isenção do IPTU aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e são proprietários de um único imóvel, no qual residem.

Mais de 95.400 boletos estão sendo entregues. Se todos os carnês do IPTU 2018 forem pagos até o final do ano, a arrecadação deste ano em Rio Claro será de aproximadamente R$ 91 milhões. Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 2,54%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2016 e setembro de 2017 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.