Dédalos – Labirintos Intermitentes é o nome do mais novo espetáculo da piracicabana Luiza Banov, à frente do Núcleo Dédalos – grupo de trabalho e pesquisa que se dedica a explorar o movimento e suas intersecções – que estreia em Rio Claro no Centro Cultural Roberto Palmari, neste domingo (12), às 19h. A entrada é gratuita.

“O espetáculo nasceu do desejo de dançar com o outro, da possibilidade de cultivar a dança como profissão, e acima de tudo de dialogar com outros artistas. A profissão do bailarino enquanto intérprete-criador é quase inexistente no interior do nosso Estado, compreendo que somos responsáveis por criar, cuidar e cultivar essa arte como profissão”, comenta Luiza, que, também, integra o elenco da obra.

Com trilha sonora dos brasileiros Ernani Aguiar (1950) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959), além de Oumou Sangare, Toby Twining, gravações e colagens, Dédalos – Labirintos Intermitentes tem o intuito de trazer à tona a questão do indivíduo no mundo e das relações estabelecidas a partir do espaço e do tempo em que vivemos, levando em consideração a memória e os desejos de cada sujeito em um imenso labirinto que pode vir a ser a própria vida, o mundo e seu entorno. “O trabalho reflete sobre os múltiplos caminhos e escolhas que temos que fazer todos os dias… o que eles significam? O que é realmente importante nisso tudo?”, revela Luiza.

Na mitologia, Dédalo foi um notável arquiteto e inventor grego que criou o famoso labirinto do rei Minos, onde ficou aprisionado o Minotauro.

Proposta

“Um grande desejo nesse trabalho era de me manter fiel às raízes coreográficas da dança. Então, o processo de criação teve o movimento como grande condutor. A trilha sonora e a dramaturgia foram chegando praticamente juntas e aos poucos se agregaram ao trabalho”, conta Luiza Banov.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.