A partir de agora, qualquer munícipe poderá agendar, cancelar ou reagendar consultas na rede pública municipal de saúde através de ligações. A novidade foi apresentada nessa quarta-feira (17) pela Fundação Municipal de Saúde e o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). A chamada CAAS (Central de Acesso Avançado em Saúde) funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h por meio de ligação gratuita no telefone 0800-019 0999.

“Isso vai diminuir o absenteísmo (faltas às consultas), vai melhorar a eficiência na prestação do serviço e reduzir sensivelmente o tempo de espera nas unidades de pronto-atendimento, porque as pessoas em situações que não são urgentes ou de emergência serão atendidas próximas às suas casas, nos postos de saúde, nas unidades básicas ou nas unidades de saúde da família. É mais um avanço na nossa ideia de revolucionar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Rio Claro”, afirmou o prefeito.

A presidente da Fundação de Saúde, Giulia Puttomatti, lembra que o objetivo é “reter o paciente certo no lugar certo. 80% dos casos das internações e agravos nas unidades de pronto-atendimento são oriundos de casos leves, que poderiam ter o tratamento e acompanhamento ambulatorial. É muito importante que a população consiga, rapidamente e gratuitamente, fazer a ligação e agendar a consulta prontamente”, explica.

Puttomatti alerta que a população não vai agendar exatamente o exame, pois esse agendamento é o médico quem fará. “O 0800 vai permitir o agendamento da consulta que, uma vez agendada, o resto do procedimento ocorre dentro da rede de saúde. Nas UBSs e USFs somos em 22 unidades, todas elas estão qualificadas a fazerem as consultas”, acrescenta. A estruturação e integração das equipes estão ocorrendo desde o mês de fevereiro com protocolo de atendimento. Reclamações devem ser feitas pela Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde pelo telefone (19) 3522-3600 ramal 222.

Assista ao anúncio feito ontem: https://web.facebook.com/jcrioclaro/videos/478429897000986

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.