Ednéia Silva

Mulher com dengue é atendida em tenda montada pela administração pública
Mulher com dengue é atendida em tenda montada pela administração pública

A população ainda deve ficar atenta e se prevenir contra a dengue eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Abril sempre o mês de maio pico de incidência da doença e a expectativa é de que novos casos ainda sejam registrados no município nas próximas semanas. Somente a eliminação dos criadouros pode diminuir o número de casos de dengue.

O alerta foi feita pela enfermeira Marina Massaro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Segundo ela, a procura por atendimento continua grande, assim como a incidência de casos que está subindo. Por isso, é necessário intensificar as ações de combate para estabilizar a epidemia.

A coordenadora observa que a criação do Centro de Triagem e Hidratação foi uma medida acertada do município que conseguiu reduzir a demanda nas unidades de urgência e emergência. Marina orienta as pessoas que estiverem com suspeita de dengue que procurem os postos de saúde nos bairros. Conforme ela, as equipes estão preparadas para acolher esses pacientes e dar as primeiras orientações com relação ao tratamento da doença.

Sob o número de casos de dengue, Marina admite que pode haver sub-notificação visto que muitos pacientes não procuram serviços de saúde e alguns serviços e profissionais não fazem notificação dos casos. Ela apela para que as pessoas com sintomas (febre, dor de cabeça, dor no corpo) que procure o médico, principalmente se houver complicações como dor abdominal e vômitos persistentes. O áudio completo com a entrevista pode ser conferido no site do JC: www.jornalcidade.net.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.