Maurício Zotarelli divide o palco com Aquiles Faneco, Everton Nardini e Anderson Rossetti

Lourenço Favari

Nesta quinta-feira (30), terceiro dia da 7ª edição do Festival de Música de Inverno de Rio Claro, acontece no Casarão da Cultura apresentação musical intitulada Noite Instrumental. O concerto está previsto para começar às 20 horas e conta com a participação dos renomados músicos rio-clarenses Aquiles Faneco, Everton Nardini, Anderson Rossetti e Maurício Zotarelli.

Maurício Zotarelli divide o palco com Aquiles Faneco, Everton Nardini e Anderson Rossetti
Maurício Zotarelli divide o palco com Aquiles Faneco, Everton Nardini e Anderson Rossetti

Os músicos se reúnem para a apresentação mais do que especial e prometem um grande show para os amantes da boa música.

RETORNO

Maurício Zotarelli retorna mais uma vez à cidade natal para realizar apresentação no Festival de Inverno, já que reside há quinze anos fora do país. “De uma forma ou de outra, sempre que volto nos juntamos para tocar. Eu toco com eles há muitos anos e eles fazem parte da minha história musical em Rio Claro”, disse à reportagem, referindo-se ao conhecido grupo rio-clarense Hímen Blues, sucesso nas casas noturnas na década de 90.

Festival de Música de Inverno

>>> VÍDEO: Casarão estreia 7° Festival de Música de Inverno

Ainda que tenha trabalhado com os músicos individualmente e em diferentes períodos, ele enfatizou que esta é uma das primeiras apresentações com o quarteto. “Este quarteto talvez tenha se apresentado apenas uma vez, mesmo todos já tendo tocado juntos”, explica, entusiasmado com a apresentação.

Para o músico, a reunião musical é muito positiva. “Como nos conhecemos há muito tempo, é uma sensação de estar em casa. É como sentar com os amigos para bater papo. Esperamos que isso seja transmitido para o público”, acrescenta.

Com repertório voltado ao jazz e à música brasileira, Zotarelli destaca a riqueza melódica das canções que serão apresentadas na noite. “É um repertório melodicamente muito rico. São melodias para tocar as pessoas”, finaliza.

REALIZAÇÃO

O Festival de Música de Inverno é uma realização da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Cultura. Esta edição conta com o apoio cultural do Arquivo Público Histórico, ARStudio, Beta Plan, Fricock, Jog Music, Mundo Color, Prada, ProEx – UFSCar, Projeto Música em Cena, Sapataria Lago Azul e Unicred.

EXPOSIÇÃO

As exposições “Raridades” e “Recortes – Música e Tempo” estão inseridas na programação do 7º Festival de Música de Inverno, e podem ser visitadas até o dia 9 de agosto.

A exposição “Raridades” apresenta capas de discos raros e antigos, nacionais e internacionais, de música regional, clássica e popular, provenientes da coleção particular do professor doutor Sérgio Maniakas (in memoriam).

Já a exposição “Recortes – Música e Tempo” reúne objetos utilitários e decorativos executados pelo rio-clarense Eduardo Santos. O artesão desenvolveu uma técnica manual particular para o corte do vinil. Durante o festival, o espaço será aberto ao público em horário especial: de segunda a sexta-feira a partir das 14 horas, aos sábados a partir das 19 horas, e aos domingos das 9 às 13 horas e a partir das 18 horas.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Festival de Inverno continua na sexta-feira (31), às 20 horas, com apresentação do Projeto Raizeiro (samba raiz) com músicos das cidades de Rio Claro, Limeira e Piracicaba.

No sábado (1º), sobe ao palco, às 20 horas, a dupla Adriana César e Fernando Gonçalves; e às 21 horas ocorre apresentação da Casa do Timbó (samba-rock).  Veja abaixo as outras atrações:

– 02/08 – Domingo

11 horas – Recital Duo Barroco com os violinistas Fábio Chamma e Alexandre Cruz.

20 horas – Banda Viva La Vida (Coldplay Cover).

– 03/08 – Segunda-feira

20 horas – Mulheres que Cantam e Encantam Pocket Show.

– 04/08 – Terça-feira

20 horas – Noite do Choro com o Grupo Choro de Pinho.

– 05/08 – Quarta-feira

20 horas – Tributo à Miles Davis.

– 06/08 – Quinta-feira

20 horas – Recital de piano com Evandro Gardezzani dos Santos e Elisa Sthalberg em homenagem ao Conservatório de Rio Claro.

21h30 –  Pocket Show  de Lançamento -TIKA (mpb/experimental).

– 07/08 – Sexta-feira

20 horas – Noite de tangos com o quarteto da Orquestra Sinfônica de Rio Claro.

21 horas – Ferrovia do Rock.

– 08/08 – Sábado

20 horas – MPB com Niltão e Ratin.

21 horas –  Isabela Lima e Narciso Júnior interpretam a canção brasileira.

– 09/08 – Domingo

11 horas – Manhã Lírica com o Coral Municipal de Rio Claro “O Mensageiro”. Regência: Daniel dos Santos Pedroso e Graziele Tinós.

19 horas – Coral Cidade Azul da Sociedade Musical União dos Artistas Ferroviários  de Rio Claro (SMUAF). Regência: Rafael Garbuio.

20 horas – Skafandros Orkestra.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.