Motoristas poderão receber multa ao estacionar o veículo sobre a calçada.

Pedestres reclamam sobre estacionamentos e veículos fora do padrão que invadem o espaço das calçadas e geram transtornos

O cidadão caminha pela calçada até se deparar com “metade” de um veículo ocupando o espaço, o que o obriga a disputar o asfalto com os carros. Essa é uma cena comum em vários estabelecimentos comerciais em Rio Claro, e causa reclamações dos leitores e ouvintes do Grupo JC de Comunicação. As imagens registradas por pedestres recentemente mostram o problema em dois pontos da área central, na Rua 6 e na Rua 3.

Flagrante de carro estacionado sobre a calçada.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan News na última quarta-feira (28), o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Paulon, reconheceu a existência do problema, lembrando que vários estacionamentos não têm espaço suficiente para abrigar todo o veículo. Mas lembrou que, pelo Código de Trânsito, em caso de flagrante pela fiscalização, quem vai arcar com a multa pela ocupação irregular da calçada é o proprietário do veículo, e que em Rio Claro o trabalho dos agentes também inclui disciplinar esse tipo de problema. Quanto aos pedestres, fica o alerta sobre o cuidado ao descer para o asfalto, porque atropelamentos já foram registrados.

Secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Rogério Paulon.

Participação especial

O ex-deputado estadual Aldo Demarchi está de volta à Assembleia Legislativa, mas agora como integrante da Comissão de Transportes, a pedido do parlamentar Enio Tatto. Demarchi estará na comissão (sem receber vencimentos) para representar os municípios paulistas em seus interesses. A participação é considerada importante, no caso de Rio Claro, para a concretização de projetos como o da ampliação da problemática rotatória no acesso à Rodovia Washington Luís, no final da Avenida Tancredo Neves, que já era dada como certa, mas andou “balançando” na lista de obras previstas pela concessionária.

Aldo Demarchi.

Estive em São Paulo, em reunião com o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado, Rafael Benini, buscando contemplar um novo trevo no acesso a Rio Claro na altura do km 174 da Washington Luís (trevo da Viviani). Além desta obra, queremos dar sequência ao projeto de viaduto na SP-127 (Rio Claro-Piracicaba), contemplando toda a região do Jd. Novo

Publicou o prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, em suas redes sociais nessa sexta-feira (30), também empenhado no problema das rotatórias.
Gustavo Perissinotto ao lado do secretário de Parcerias e Investimentos do Estado, Rafael Benini.