Medidas preventivas e colaboração da população diante do aumento de furtos de veículos em Rio Claro são os destaques

Na manhã desta sexta-feira, o Capitão Socolowski, do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), concedeu entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News de Rio Claro, abordando os recentes aumentos nos índices de furtos de veículos na região.

O Capitão começou destacando a importância das reuniões semanais realizadas para avaliar os índices criminais da cidade, visando identificar áreas que necessitam de reforço policial. Segundo ele, no mês de março, foi observado um aumento significativo no número de furtos de veículos, em contraste com uma redução nos casos de roubo.

Ele esclareceu a diferença entre roubo e furto, ressaltando que no caso do roubo, ocorre quando há a presença da vítima e a ação é realizada mediante grave ameaça, enquanto no furto, o crime geralmente ocorre na ausência da vítima. O Capitão alertou que os furtos têm sido mais frequentes em motos e motocicletas, muitas vezes devido à falta de medidas de segurança simples, como travas de roda.

Socolowski enfatizou que medidas preventivas, tanto físicas quanto comportamentais, são essenciais para evitar esses crimes. Ele recomendou o uso de travas de volante e fechamento correto dos veículos, além de evitar deixar o carro ligado sem supervisão, mesmo que por breves momentos.

Outro ponto abordado foi a receptação de veículos furtados, com o Capitão explicando que a compra de veículos a preços muito abaixo do mercado pode indicar envolvimento em atividades criminosas. Ele ressaltou a importância da colaboração da população, incentivando a denúncia de veículos abandonados ou suspeitos.

A entrevista encerrou com um apelo do Capitão Socolowski à população para adotar medidas simples de segurança e colaborar com as autoridades, visando reduzir os índices de furtos de veículos na região. “A Polícia Militar continua empenhada em combater esse tipo de crime e conta com o apoio da comunidade para garantir a segurança de todos”, concluiu.