Valdira Guimarães Augusto

Capela de Santa Luzia tem programação especial para celebrar a padroeira
Capela de Santa Luzia tem programação especial para celebrar a padroeira

Invocada como a protetora do olhos, Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro. E para marcar a data, em Rio Claro, a capela que recebe o mesmo nome da santa, terá programação especial. A quermesse será realiza nos dias 29 e 30 de novembro; e 6, 7, 13 e 14 de dezembro.

O Tríduo acontece nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, às 19 horas. No dia 10 haverá ainda Recital de Ave-Marias às 20 horas; e no dia 11 Teatro Auto de Natal.

No dia 13 de dezembro – Dia de Santa Luzia – as comemorações começam logo cedo, com bênção dos olhos às 8h, e que se repetirá às 12h e 15 horas. A bênção do bolo também acontece às 8h da manhã.
Às 18 horas haverá procissão, missa e nova bênção dos olhos.

Já no dia 14 a missa será celebrada às 18 horas. A Capela de Santa Luzia fica na Avenida 22-A, nº 1.169, Bela Vista.

A SANTA

Conforme a Igreja Católica, Santa Luzia pertencia a uma família italiana e rica de Siracusa, sendo venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã. Segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano.

Sua festa é celebrada em 13 de dezembro, dias antes do Natal, para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para a importante data que se aproxima.

É considerada a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.