Viatura da Guarda Civil Municipal de Rio Claro. Foto: Arquivo JC.

Na noite dessa segunda-feira, dia 17, por volta das 20h50, a viatura 005 da Guarda Civil Municipal de Rio Claro (GCM), em apoio ao Departamento de Proteção Animal (DPA) do município, na Rua 6-A, Vila Alemã, resgatou um cão da raça Rottweiler.

De acordo com testemunhas, o animal estava sofrendo maus-tratos, fato que foi constatado pela veterinária do DPA e registrado em laudo técnico. A profissional verificou que o animal não recebe os cuidados necessários e apresenta lesões pelo corpo e emagrecimento visível, além da falta de alimentação e água.

Cão resgatado pelos guardas da GCM em conjunto com a equipe do DPA do município.

Diante da situação, como o tutor não se encontrava na residência, o animal foi resgatado do interior da garagem por uma fresta do portão, não tendo a necessidade de arrombamento e nem o ingresso no imóvel, sendo em seguida encaminhado para o Canil Municipal onde irá receber os devidos tratamentos médicos.

Foi identificado o tutor do animal e realizado o registro do boletim de ocorrência. Cabe agora a Justiça, conforme a Lei Municipal nº 5291/2019 determina, tomar as providências necessárias.