Vivian Guilherme

 

No próximo dia 30 de maio, a União dos Ferroviários Aposentados (UFA) em parceria com o Grêmio da Cia. Paulista, realiza a oitava edição da Campanha de Prevenção à Cegueira Proveniente de Glaucoma e Catarata.

Voltada a todo público acima de 60 anos, médicos estarão realizando consultas gratuitas das 8 às 17 horas. Serão distribuídas mil senhas. José Otávio Sanches Varella conta que no ano passado foram realizados 1118 atendimentos no Grupo Ginástico e a meta é manter o número.

Segundo um dos organizadores do evento, Omar Guilherme Ibrahim Ahmad, cerca de 30% das pessoas que passam pelo evento apresentam catarata e aproximadamente 5% tem glaucoma. “A glaucoma é mais agressiva, pois apresenta a perda progressiva da visão, mas com o diagnóstico é possível estabilizar, quanto mais cedo for diagnosticado, melhor o prognóstico”, observa.

Rodrigo Emerson de Carvalho, também organizador do evento, comenta que a catarata é reversível através de cirurgia e a partir do diagnóstico, realizado durante o evento, o paciente é encaminhado para procurar um oftalmologista. “Hoje a cirurgia dura apenas cinco minutos”, acrescenta.

O Grêmio fica na Rua 9, nº 1569, no Santa Cruz. Informações podem ser obtidas pelo telefone da UFA: (19) 3534-8687.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.