Ednéia Silva

Idosos com mais de 60 anos de idade podem tomar a vacina contra a gripe (foto Marcelo Camargo/Agencia Brasil)
Idosos com mais de 60 anos de idade podem tomar a vacina contra a gripe (foto Marcelo Camargo/Agencia Brasil)

Tradicionalmente realizada em abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2015, acontecerá de 4 a 22 de maio. O ‘Dia D’ de mobilização está marcado para o dia 9.

A campanha é destinada a crianças de 0 a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, presos, funcionários dos presídios e doentes crônicos. A meta é vacinar 80% do público alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data de realização da campanha foi adiada devido a problemas na produção da vacina. Ainda segundo a pasta, o adiamento não vai trazer prejuízos à população, porque o indicado é que as doses sejam administradas antes do início do inverno que começa no dia 21 de junho. A vacina protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.