Na Represa do Broa, local bastante frequentado por turistas da região, estarão disponíveis seis salva-vidas neste domingo de Ano Novo

A Prefeitura de Itirapina, na região de Rio Claro, reabrirá o Broa (Balneário de Santo Antônio) nesta sexta-feira (1º) mesmo com a recomendação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para que a população não tenha contato com a água da represa.

A informação é da própria administração da cidade, que confirmou ontem (30) a reabertura do espaço aos turistas. Nos últimos dias, o Instituto Internacional de Ecologia (IIE) de São Carlos notificou a Prefeitura quanto ao florescimento de algas na água do Broa. Segundo o Instituto, as plantas podem ter efeitos danosos na pele das pessoas e, em caso de ingestão, podem gerar problemas de saúde nos rins e fígado.

Uma coleta de amostra da água foi executada na quarta-feira (29) e enviada para análise da Cetesb. A Companhia emitiu um ofício à Prefeitura de Itirapina para recomendar a necessidade de a população não ter contato com a água até que seja emitido um boletim de balneabilidade. A administração não informou o prazo para a entrega do boletim.

Ainda assim, a Prefeitura reabrirá o espaço com a cobrança da portaria. No local haverá instalação de placas indicativas em toda a orla alertando que a água está imprópria para o banho. Profissionais salva-vidas também estarão no Broa alertando os frequentadores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.