Foto: BRK Ambiental/Divulgação.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, terminou o ano de 2022 com um resultado expressivo no combate às perdas de água tratada no município. Nos últimos 12 meses, o índice médio de perdas foi de 21,97%, abaixo da marca de 24,79% registrada no ano anterior e muito inferior à média nacional, que chega a 40,3% segundo dados de 2022 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), e também aos mais de 60% registrados pela concessionária em 2010, primeiro ano de concessão.

O percentual registrado em 2022 é o segundo melhor da série registrada desde o início da concessão – antes, apenas em 2017 a cidade registrou 21,1% de perdas – e faz com que Santa Gertrudes se posicione em segundo lugar entre mais de cem municípios atendidos pela BRK em todo o Brasil. A cidade fica atrás apenas de Limeira neste quesito.

A drástica redução na quantidade de água que deixou de ser desperdiçada em Santa Gertrudes é resultado de um trabalho contínuo que a BRK desenvolve. Entre as ações está a pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água, que só no ano passado resultou em 105 ocorrências detectadas e reparadas, poupando boa parte dos 69.769m³ (quase 70 milhões de litros) economizados em 2022, no comparativo com 2021. O montante é suficiente para abastecer aproximadamente 1.336 pessoas por mês.

Além da detecção e reparo dos vazamentos invisíveis, outras medidas adotadas foram as vistorias em busca de irregularidades e fraudes nas ligações de água, substituição dos hidrômetros, verificação noturna de PVs (poços de visitas) em busca de possíveis vazamentos, substituição de redes e ramais de água e instalação de macromedidores e válvulas reguladoras de pressão.

Diversos aspectos foram abordados pelos profissionais para a redução dos índices.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.