Garantir o bom funcionamento dos 832 quilômetros de redes coletoras de esgoto de Rio Claro faz parte do compromisso da BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário na cidade. Além de manutenções e inspeções periódicas, a empresa realiza diariamente a limpeza preventiva das redes de esgoto. No total, de janeiro a setembro de 2022, 195.419 metros de tubulações foram limpas. O número é o maior do que o registrado no mesmo período em 2021, quando 188.940 metros passaram pela limpeza.

Esse trabalho contribuiu para reduzir em 24% o número desobstruções na cidade, ao comparar a média mensal de 2021, que fechou em 50, com a média mensal de 2022, que é de 38. “Intensificamos as ações de manutenção preventiva e, com isso, reduzimos em 47% a média mensal de desentupimentos de 2022 comparada a registrada há cinco anos. O número é ainda mais expressivo ao comparar com os dados de 10 anos atrás, com uma diminuição de 61%. Com isso, contribuímos para o meio ambiente e saúde da população e um serviço cada vez melhor a nossos clientes”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.

É importante destacar que, além das medidas adotadas pela empresa, a população também precisa se conscientizar quanto ao uso correto das tubulações de esgoto. Elas foram feitas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Portanto, lixo como restos de alimento, papel higiênico, fraldas e fio dental, não devem ser descartados nas redes e em ligações residenciais.

Além disso, a ligação irregular da água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar o transbordamento dos poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, aumentar a possibilidade de retorno de esgoto nas ruas e nos imóveis, tendo em vista a força e quantidade de água de chuva que entra na rede de forma incorreta.

“É importante que o uso correto do sistema de esgoto seja um hábito e, principalmente, um compromisso de todas as pessoas. A maneira como cada indivíduo utiliza o sistema de esgoto reflete diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente quando utilizado de forma incorreta”, complementa o gerente.

A BRK incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto. Acesse https://blog.brkambiental.com.br/esgoto-nao-e-lixeira/ para mais informações. E a concessionária também disponibiliza palestras educativas sobre esse tema. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: [email protected].

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.