default

Com o objetivo de garantir o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto de Santa Gertrudes, a BRK, concessionária responsável pelos serviços na cidade, iniciou uma obra de modernização e recuperação da Estação Elevatória de Esgoto Jequitibás – responsável por conduzir o efluente do bairro Jequitibás III para a Estação de Tratamento de Esgoto do município.

A primeira fase da obra, prevista para ser concluída até outubro deste ano, contará com duas frentes de trabalho: a execução das obras civis e a reforma da infraestrutura elétrica.

No caso das obras civis, estão contemplados os serviços referentes à demolição do poço de visita e da caixa do barrilete (caixa para proteger e isolar as tubulações), ambos desativados. Também está prevista a construção de um novo barrilete, da caixa para lavagem do cesto de resíduos (dispositivo responsáveis pela contenção de resíduos para que eles sejam descartados de maneira correta, evitando a infiltração e contaminação do solo), de um novo abrigo de painéis elétricos e a base para o gerador de energia.

Já a reforma da infraestrutura elétrica contempla a passagem dos cabos de força e comando, aterramento e instalação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) – que é uma proteção contra raios – e a instalação do novo poste padrão de energia.

“Essa obra é importante porque irá permitir o aumento da capacidade da estação de 5l/s para 7,3l/s, beneficiando assim os moradores do bairro Jequitibás III e permitindo o crescimento sustentável do local.

Além disso, contribui para a segurança operacional da unidade uma vez que garantimos o bom funcionamento dela”, explica Analice Lima de Carvalho, gerente de engenharia da BRK.

Uma segunda fase da obra está prevista para ter início em novembro deste ano e contemplará os serviços civis internos, como impermeabilização do poço, instalação de novas bombas e cesto de resíduos, além das ligações elétricas.

Saiba como funciona

ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO

O sistema de coleta do esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento por gravidade. Em algumas situações, no entanto, em que a topografia não é favorável ou não há a presença de desnível natural do terreno, se faz necessária a utilização das estações elevatórias; como o próprio nome sugere, uma espécie de elevador.

O funcionamento das estações elevatórias é realizado por meio do bombeamento do esgoto de um ponto mais baixo para um ponto mais elevado, direcionando os dejetos para uma rede de coleta que os encaminhem até a Estação de Tratamento de Esgoto.

Com o atual sistema de esgotamento sanitário – que engloba uma Estação de Tratamento de Esgoto, 4 estações elevatórias e mais de 74 quilômetros de redes coletoras e emissários, Santa Gertrudes consegue tratar atualmente 3,269 milhões de litros de esgoto por dia, com benefícios ambientais ao Ribeirão Claro.

Em Santa Gertrudes, 100% do esgoto é coletado e tratado desde 2013, fruto dos investimentos realizados pela concessionária no município. A universalização impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para, dentre diversas coisas, prevenir a contaminação e transmissão de doenças.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA