Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, é comemorado o “Dia Nacional da Conservação do Solo”. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), a junção dos danos da poluição com a degradação do solo afeta, hoje, pelo menos 3,2 bilhões de pessoas. Ou seja, aproximadamente 40% da população e pode impactar metade do PIB global.

Os solos são um recurso natural fundamental, desempenhando um papel vital na produção de alimentos e na sustentabilidade dos ecossistemas. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes e pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, destaca a importância do descarte adequado de resíduos para evitar a contaminação do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade.

Pequenas mudanças nos hábitos diários podem ter um impacto positivo significativo na preservação do solo e no funcionamento eficiente dos sistemas de saneamento básico.

Em 2023, foram retiradas 168,7 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Rio Claro. Neste ano, somente no período de janeiro a março, a concessionária já contabilizou a retirada de aproximadamente 88 toneladas.

Já em Santa Gertrudes, no ano de 2023 foram retiradas seis toneladas de lixo das redes de esgoto, e de janeiro a março deste ano já foi contabilizada 1,4 tonelada de lixo.

Frequentemente são encontrados nas tubulações das cidades resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Como agravante, fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos.

“O descarte inadequado de resíduos na rede de esgoto é um problema sério que enfrentamos diariamente. A quantidade de resíduos e lixo retirada das tubulações reflete a urgente necessidade de conscientização da população sobre a importância do descarte responsável. Cada item descartado de forma incorreta representa uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública”, destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.

Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um volume de um milhão de litros de água.

Na cidade de Rio Claro, a BRK possui o programa “Olho Vivo”, que orienta e incentiva sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. A ação é uma iniciativa de extrema importância do ponto de vista de educação e preservação ambiental, pois tem como objetivo dar um destino ambientalmente correto ao óleo, que ocasionalmente poderia ser jogado pelo ralo da pia e direcionado às redes de esgoto, ou ainda despejado no solo, causando sua contaminação.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br.

15 de abril – Dia da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.