Bolinho de chuva recheado é sucesso no Grupo JC

349

Favari Filho

O padre é quem leva a fama pelos bolinhos, contudo descobrimos que quem os faz é Cybele Marques de Brito
O padre é quem leva a fama pelos bolinhos, contudo descobrimos que quem os faz é Cybele Marques de Brito

Todos que já experimentaram os famosos bolinhos de chuva do padre Bogaz devem ter se perguntado qual a receita da irresistível guloseima. Na redação do Jornal Regional bem como em todo o Grupo JC, por exemplo, quando o clérigo os trazem para agraciar os colegas, a disputa pelo quitute é realizada quase que a bofetadas.

O padre é quem leva a fama pelos bolinhos, contudo descobrimos que quem os faz é Cybele Marques de Brito, secretária paroquial da igreja Nossa Senhora da Saúde. Marcamos um horário para aprender a receita e fui o incumbido de presenciar a feitura desse maravilhoso petisco. Ao chegar à casa paroquial, Cybele abriu o portão com um sorriso satisfeito, como o de quem guarda um segredo inconfessável e, coincidentemente, chovia.

Na cozinha, os ingredientes já estavam sobre a mesa e, em cima da pia, as travessas separadas para o preparo. Cybele iniciou a feitura dos célebres bolinhos sem receio de que fosse anotada a receita. “É bom, assim vou saber a quantidade exata, pois faço tudo de olho. Muitas pessoas pedem a receita e nunca parei para anotar. Agora, vai ficar pública”, comenta contente por transmitir o conhecimento que adquiriu sozinha.

Ela conta que aprendeu sozinha a fazer o bolinho, porém recebeu algumas dicas, à posteriori, de Rosária, uma grande amiga. “A primeira vez que fiz estava em casa com vontade de comer alguma coisa, chovia, então resolvi fazer uns bolinhos. Nunca imaginei que ficariam famosos”, constata acanhada a moça.

Cybele revela que toda sexta-feira tem bolinhos na casa paroquial e que fica muito contente quando o padre pede para que faça uma receita para levar aos amigos. “Cozinhar é uma coisa muito boa e, acredito, quando a gente faz com vontade e com carinho para as pessoas queridas não tem como ficar ruim”, justifica.

É de dar água na boca!
É de dar água na boca!

A inventora da guloseima diz que o seu bolinho de chuva recheado é uma variante daquele que ficou popular no Brasil no seriado Sítio do Pica Pau Amarelo. A receita, segundo a moça, é originária de Portugal, “porém lá é feito com leite, prefiro fazer com água por que fica mais sequinho e também para dar mais sentido ao nome”, enfatiza.

Com uma caneca dosadora, Cybele coloca 350 ml de água, três xícaras de trigo e uma de açúcar no recipiente de vidro. Em seguida, adiciona dois ovos e uma colher de fermento em pó para depois misturar tudo até ficar com uma consistência homogênea mais líquida do que sólida. Com a agilidade que somente a prática pode garantir, antes de misturar tudo já acende o fogo e deixa esquentar uma panela média com óleo até a metade.

“O segredo é fritar em fogo baixo”, adianta. Depois de adquirida a consistência desejada e o óleo estar previamente quente, a autora dos bolinhos pega a massa com uma colher de sopa e, com o dedo indicador da mão esquerda, a empurra para dentro da gordura. Faz isso quatro ou cinco vezes até que os bolinhos flutuem e comecem a ganhar a forma desejada.

Em um prato ao lado, despeja uma xícara de açúcar e uma colher de canela em pó. “É para passar os bolinhos depois de prontos”. Nos intervalos do ritual com a colher e o indicador, que repete sucessivamente até o fim da massa, Cybele corta ao meio os bolinhos já fritos. Depois de todos cortados, com uma colher de chá, recheia um a um com leite condensado. “Resolvi fazer esses de leite condensado, mas o recheio pode ser de brigadeiro ou doce de leite, conforme a pessoa preferir”, descreve.

Em seguida, passa os bolinhos de chuva recheados na mistura de açúcar com canela e os coloca em uma travessa refratária, causando ainda mais vontade de comer. “Pronto! Agora é só comer!”. Trinta e cinco minutos depois de abrir o portão, o sorriso de Cybele é ainda de satisfação, porém, agora, pelo fato de ter revelado o segredo dos bolinhos que levam seu nome e que fazem a alegria de todos aqui da redação.

Receita do bolinho de chuva recheado da Cybele

Ingredientes para a massa:

1 xícara de açúcar;

3 xícaras de trigo;

2 ovos;

1 colher de fermento em pó;

350 ml de água.

Ingredientes para o recheio:

1 lata de leite condensado;

1 xícara de açúcar;

1 colher de sopa de canela em pó.

Modo de preparo:

Misture o açúcar, o trigo, os ovos, o fermento e a água até ficar consistência homogênea. Depois despeje no óleo quente em uma panela média com óleo até a metade.

Depois de frito, corte todos os bolinhos ao meio, recheie com leite condensado e passe no açúcar com canela previamente misturados em um prato. A receita rende 50 bolinhos e leva, em média, 35 minutos para ficar pronto.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: