Rio Claro libera bivalente contra Covid para todos a partir de 12 anos

Rio Claro libera bivalente contra Covid para todos a partir de 12 anos

Profissionais da educação, do transporte coletivo e das forças de segurança estão incluídos no público-alvo

A vacina bivalente contra a Covid está disponível em Rio Claro a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto a do Santa Elisa, que está em reforma. Nas USF Mãe Preta, Terra Nova e Bonsucesso, a vacinação é realizada em horário estendido, até as 18h30. Já nos demais postos de saúde a vacinação vai até as 16h30. O atendimento é de segunda a sexta-feira.

Com exceção das crianças, todas as demais pessoas a partir de 12 anos que pertencem aos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe também podem tomar a vacina bivalente.

“As duas vacinas inclusive podem ser aplicadas no mesmo momento, sem a necessidade de intervalo entre as doses”, observa Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização da Fundação Municipal de Saúde.

A bivalente é uma versão atualizada da vacina contra a Covid e pode oferecer proteção ainda maior contra as variantes da Ômicron. Nos grupos prioritários estão incluídos trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; profissionais da educação do ensino básico ao superior; idosos a partir de 60 anos; profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores portuários e trabalhadores de transporte coletivo; pessoas portadoras de doenças crônicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacinação contra a Covid também continua para demais pessoas a partir de 6 meses. A vacinação infantil, para crianças de 6 meses a 11 anos, é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras nas unidades básicas de saúde do Wenzel, Vila Cristina, Avenida 29 e Cervezão. Também nestas UBS é realizada a vacinação dos maiores de 12 anos, de segunda a sexta-feira.