Na imagem, Estação Ferroviária de Rio Claro no período áureo da ferrovia paulista, na década de 20 (Foto: Arquivo Rio Claro)

Divulgação 

Os dez anos da publicação de “Café e expansão ferroviária: a companhia EF Rio Claro (1880-1903)” é o tema do Bate-papo Cultural desta quarta-feira (27), em Rio Claro. Organizada pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, vinculado à Secretaria de Municipal Cultura, a atividade terá início às 20 horas no Gabinete de Leitura, que fica na Avenida 4, 427, Centro. A entrada é gratuita.

No bate-papo, Guilherme Grandi falará sobre o processo de elaboração do estudo que deu origem ao livro de sua autoria relacionando a cultura cafeeira e a expansão ferroviária em Rio Claro. Durante o encontro, Grandi  vai resgatar a história da companhia rio-clarense, inclusive as discussões para a aprovação do traçado e o desempenho da companhia sob as diversas gestões do capital ferroviário, entre os anos 1880 e 1903.

Guilherme Grandi é professor do departamento de Economia do programa de pós-graduação em História Econômica da USP. Mestre em Economia (Unesp), doutor em História Econômica (USP) e pós-doutor em Economia pela Universidade de Montreal (Canadá). É autor de diversos livros sobre o café e a expansão ferroviária paulista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.