Lucas Calore

A falta de uso da base comunitária da Guarda Civil Municipal, que fica na região do Cidade Claret, tem gerado queixas por parte dos moradores que moram próximo ao local, na Avenida 8.

Inaugurada pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, no ano de 2012, o local era para estar funcionando com plantões de 24 horas, incluindo o uso de uma viatura na base e demais equipamentos.

Abandono

A base foi construída em parceria entre o poder público e a sociedade civil, porém o que se vê hoje em dia é total abandono. O local está depredado, com vidros quebrados e bastante lixo em seu terreno, que fica aberto durante todos os dias. “Já roubaram tudo!”, alertou um vizinho, morador no bairro há mais de 30 anos.

Segundo o senhor, frequentemente o local é utilizado por moradores de rua e outros indivíduos suspeitos. “Ali serve para qualquer coisa, menos para coisa boa”, desabafa. Ele acredita que o local está “perdido” e toda vizinhança já não tem mais esperança de que volte a funcionar.

E aí, prefeitura?

Consultada, a Prefeitura de Rio Claro afirmou que até no final do mês haverá uma presença mais constante de guardas municipais no local. Ainda, a administração ressaltou que o lugar não está “abandonado”.

De acordo com a nota, a Secretaria Municipal de Segurança fez reavaliação para melhor utilização daquele espaço, num trabalho que visa racionalizar os serviços da Guarda Civil.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.