Bar da Hilda carrega na trajetória a dedicação à cozinha e o carinhoso atendimento

O ano de 2024 chega como uma importante marca para uma família rio-clarense que se dedicou integralmente ao comércio. Há 80 anos, o casal Aldo e Hilda Calligaris, juntamente com os filhos, davam início a uma história que marcou e ainda marca a vida de muita gente com sabor e dedicação.

“Meu pai decidiu abrir um bar na sede da SDD Cidade Nova. Era o início do ‘Bar da Hilda’, que depois passou por outros pontos de Rio Claro, como nas proximidades da estação, até chegar onde está hoje na Avenida 15, entre as ruas 5 e 6. Ficamos conhecidos pelos nossos lanches que, na época, eram apenas de três sabores: carne, calabresa e presunto”, recorda a filha Hilda Calligaris, que tem o mesmo nome da mãe, e que no início de tudo ajudava os pais como garçonete no local.

Ela relembra que servir baurus começou de uma forma despretensiosa, mas que arrebatou o paladar dos clientes: “Minha mãe estava fazendo um lanche em uma chapa bem pequena para um parente, porque ele estava com fome. Não tínhamos isso no cardápio. Foi quando um cliente viu e falou ‘eu quero’. Foi realmente ao acaso, tanto é que minha mãe respondeu que nem tinha mais pães lá, mas que iria comprar e fazer para esse cliente. A partir disso outras pessoas foram vendo, pedindo, repetindo, indicando e assim por diante”, conta Hilda.

Hilda e Alda têm na vida e na alma muita cumplicidade

Quando o ‘Bar da Hilda’ se mudou para o atual endereço, o cardápio de lanches aumentou com mais sabores, como frango, lombo, quibe, cupim e peito de peru: “Procuramos expandir as opções e acabou dando muito certo. Olhar para trás e ver o que construímos é gratificante. Hoje não temos mais meus pais entre nós, perdemos alguns irmãos também, mas permanecemos unidas dando continuidade a esse legado”, afirmou Alda Calligaris Soares, fiel escudeira e irmã de Hilda, que também comanda o estabelecimento junto.

Alda ainda cita que, mais que o sabor que arrebatou clientes, as relações construídas ao longo de todos esses anos são o combustível e o segredo da permanência e sucesso no mercado cada vez mais competitivo: “São tantas histórias que já vivemos aqui junto aos clientes, que daria um livro. Muitos nem moram mais em Rio Claro, mas quando vêm à cidade fazem questão de comprar um lanche com a gente. Muitos fazem pedidos e congelam os lanches para depois comerem e não sentirem tanta falta, isso realmente não tem preço para nós”.

Aos 85 e 83 anos, Hilda e Alda esbanjam de terça a domingo, atrás do balcão e à frente da chapa de lanches, uma cumplicidade admirável. Sempre com um sorriso no rosto e uma boa conversa, algo que está presente no DNA da família, vão fazendo os pedidos que depois da pandemia são apenas para retirada ou entrega. Além dos lanches, as irmãs também compartilham outra paixão: viajar! “Se os lanches são o nosso combustível diário, nossos passeios vêm para complementar essa trajetória. Assim como temos muitos amigos em nosso comércio, nunca voltamos de um passeio sem novas amizades. Acreditamos que a leveza da vida está nisso: em fazermos o que nos faz feliz”, finaliza Hilda.

Registro mostra o Bar da Hilda quando era localizado próximo à Estação. O local era um dos ‘points’ de Rio Claro

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.