A Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro faz 119 anos de atividades

Da Redação

A Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro faz 119 anos de atividades
A Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro faz 119 anos de atividades

Nesta quarta-feira (5), quem também comemora 119 anos de existência é a Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro (Smuaf). Fundada no ano de 1896, é uma referência na cidade.

Para celebrar a data, a Sociedade Musical União dos Artistas Ferroviários, que é a instituição que mantém a banda, prepara um grande concerto que será realizado no Grupo Ginástico Rioclarense no dia 5 de setembro.

“O tema será a Música Popular Brasileira, e contará com uma grande estrutura musical com cantores, arranjos musicais exclusivos e muitas surpresas”, destacou o regente da banda, Rafael Garbuio.

A BANDA

Cerca de 50 músicos compõem a corporação musical, além de projetos paralelos como o Coral Cidade Azul e a Banda Experimental. “A Banda vem se modernizando a cada ano e aumentando sua qualidade musical e também sua participação no cenário musical de toda a região de Rio Claro. Um exemplo disso foi o concerto realizado em maio de 2015 na cidade de Campinas, que foi extremamente bem avaliado pelo público e já resultou em muitos outros convites para retornarmos para aquela cidade”, enfatizou o regente.

FUNDAÇÃO

Foi em 1896 que um grupo de senhores decidiu se reunir para tocar informalmente, o que resultou na formação da banda. Posteriormente começou a fazer parte do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista, agregando, portanto, o nome de Ferroviários. Na década de 70 deixa de pertencer à ferrovia, mas mantém o nome. No fim da década de 80 a banda inicia parceria com a Prefeitura de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.