Grêmio Recreativo Cia Paulista sedia novamente campanha de doação de sangue em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Muitos pacientes de nossa cidade são atendidos pela entidade

Ednéia Silva

Em períodos de férias e época de festas a demanda por sangue aumenta nos hospitais. Por conta disso, os hemocentros e hemonúcleos fazem campanhas para ampliar as doações. O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro também convoca os doadores para manter o estoque em dia.

A biomédica Larissa Girardi Baraldi explica que no momento o estoque está estável, mas a necessidade sempre existe. Muitas vezes é preciso ligar para os doadores ou convocar familiares do receptor para atender a demanda. A proximidade do Carnaval também traz preocupação porque as doações tendem a cair e a demanda aumentar nesse período.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), e com qualquer tipo sanguíneo. Os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis.

Além disso, o doador precisa pesar mais de 50 quilos. No dia da doação é necessário estar bem alimentado e não ter ingerido comidas gordurosas e bebidas alcoólicas quatro e doze horas antes da coleta, respectivamente. O intervalo entre as doações varia de acordo com o sexo: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Larissa informa que as doações ao Banco de Sangue podem ser feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas. É preciso apresentar um documento oficial com foto. O Banco de Sangue fica no prédio da Santa Casa na Rua 2 com a Avenida 15, Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.