Imagem ilustrativa. Photo by Yunus Tuğ on Unsplash.

Após pressão política, Santa Casa de Misericórdia anunciou em dezembro que manteria o local em funcionamento. Retomada acontece no dia 9 de janeiro.

A Santa Casa de Misericórdia reabre o Banco de Sangue na próxima segunda-feira, dia 9 de janeiro. A iniciativa foi confirmada nessa terça-feira (3) pela entidade. A retomada do serviço acontece cerca de um mês depois de a instituição recuar e decidir mantê-lo. A principal motivação ocorreu após a forte pressão política que a instituição recebeu na Câmara Municipal. O Banco de Sangue passará a funcionar como antes, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 11h. Será necessário agendamento de horário pelo WhatsApp (19) 99288-9737.

Santa Casa fica localizada na Avenida 15, região central de Rio Claro.

Relembre

No dia 6 de dezembro, o Poder Legislativo convocou representantes da Santa Casa, da Fundação Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde para explicarem a decisão de fechamento do local, fato noticiado pelo JC em 15 de novembro. Após a notícia, o vereador Serginho Carnevale (União Brasil) passou a pressionar nas sessões camarárias por uma decisão favorável a manter o Banco de Sangue. Foram ao menos quatro manifestações em plenário para que a instituição voltasse atrás, fato que ocorreu.

No dia seguinte da convocação, uma reunião extraordinária foi realizada a pedido do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). Participaram Danúsio Diniz, provedor da Santa Casa, a presidente da Fundação de Saúde, Giulia Puttomatti, e vereadores do Poder Legislativo. Em comunicado, o prefeito Gustavo afirmou que “a pedido da Câmara Municipal e ao meu pedido, a Santa Casa vai reabrir o Banco de Sangue. Esse é um serviço que vem sendo prestado historicamente, apesar de todas circunstâncias que nós entendemos pela Santa Casa, a articulação política que foi feita garantirá a continuidade desse serviço”, declarou.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.