Dara Cristina da Silva e Thaís Helena Cardoso tentam atravessar a via, mesmo com a faixa de pedestres quase apagada

Wagner Gonçalves

A via que divide os bairros Mãe Preta e Vila Industrial vem sendo criticada por moradores dos arredores, sob a justificativa do perigo que se enfrenta no simples ato de atravessá-la. A Avenida dos Estudantes possui curvas sinuosas, além da ausência de acostamentos para carros ou calçamento para pedestres.

Charlene Marques de Brito Vieira, moradora do Bairro Mãe Preta, vinha caminhando pelas beiradas da via, para evitar o perigo de ser surpreendida por um carro, antes de conversar com a reportagem do JC. “Sempre caminho por aqui, para não ser atropelada, acabo andando no mato, pois os carros passam beirando e não tem espaço”, contou.

Dara Cristina da Silva e Thaís Helena Cardoso tentam atravessar a via, mesmo com a faixa de pedestres quase apagada
Dara Cristina da Silva e Thaís Helena Cardoso tentam atravessar a via, mesmo com a faixa de pedestres quase apagada

Um pouco mais próximo a uma escola naquelas proximidades, Dara Cristina da Silva tentava atravessar a rua com filho e contou sobre o dilema diário: “não tem por onde os pedestres passarem, ou é pelo mato com bichos, machucando o pé ou pela rua”.

Ao seu lado, Taís Helena Cardoso diz que é inevitável utilizar o caminho para ir ao médico ou à escola, e por isso pede por melhorias. Ela diz que, “no horário de almoço, o movimento é ainda mais intenso e, por isso, muito perigoso para as crianças”.

Na direção da escada, há uma faixa de pedestres, em que as duas estavam tentando atravessar. O morador Daniel Aparecido Dionísio destacou ser um perigo, pois muitos não respeitam a sinalização. “Apesar do Pare, muitos passam correndo e causam acidentes”, disse Dionísio. Outro morador, Rubens Valdir Scopin, disse ser preciso criar mecanismos para controlar a velocidade, como lombadas ou radares.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário informou que mantém as vias devidamente sinalizadas, inclusive com fiscalização eletrônica para aumentar a segurança no trânsito.

Conforme a prefeitura, existe a contínua fiscalização e, em cumprimento à lei que obriga a construção e manutenção de calçadas na área urbana, informou que fará a verificação da situação do local citado. Quanto ao mato, a Secretaria de Manutenção e Paisagismo realiza corte e limpeza periódicos em toda a cidade.

A secretaria informa que os serviços de reforço da pintura das faixas de pedestres são realizados anualmente ou, quando necessário, em intervalos mais curtos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.