Atriz acaba de retornar de residência na Polônia, onde dirigiu uma peça para Teatr Fredy

Vivian Guilherme

A atriz e diretora Aline ‘Negra’ Silva recebeu seu primeiro prêmio no teatro este mês. E o reconhecimento veio de longe, da Polônia. A rio-clarense esteve em residência artística naquele país entre o ano passado e este ano, onde dirigiu para o Teatr Fredy a montagem “A Confissão de um Masoquista”.

A peça recebeu o prêmio de melhor espetáculo eleito pelo público no VI Festival de Confrontos Jovens m-teatro (Konfrontacjach Młodych m-teatr!), na cidade polonesa de Koszalin. E o protagonista da obra, Piotr Kazmierczak, recebeu prêmio de melhor ator pelo júri do festival. “Saber que nós, gosto de pensar que não fui somente eu a vencer, mas Felipe Oliveira, o residente em cenografia/figurino e toda equipe, participamos e fomos premiados, me emociona e me renova o espírito”, contou Negra em entrevista ao Jornal Cidade.

Atriz acaba de retornar de residência na Polônia, onde dirigiu uma peça para Teatr Fredy
Atriz acaba de retornar de residência na Polônia, onde dirigiu uma peça para Teatr Fredy

Sobre o evento de premiação, a diretora disse que não pôde estar presente no festival, pois já estava no Brasil a trabalho. “Todavia a equipe polonesa se mobilizou e deu um show no evento. Ao me contarem da experiência e motivação, me senti feliz e completa, porque sabia o quão importante era este festival para todos eles.”

Ao falar sobre a importância do prêmio, ela se emociona: “este prêmio significa muito pra mim, porque, além de ser meu primeiro prêmio e receber excelentes críticas, ganhar na categoria de melhor espetáculo significa que foi o melhor em todas as categorias em seus respectivos elementos da cena, como dramaturgia, atuação, direção etc, e que surpreendeu o público”.

No ano passado, Aline foi listada como uma das principais atrizes do país pelo membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), Miguel Arcanjo Prado, que também é editor de Cultura do R7. Foi o segundo ano que a rio-clarense recebeu destaque na imprensa por seu trabalho no teatro.

Ela começou no teatro em Rio Claro e recentemente se formou no curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na capital, onde reside atualmente.

PROJETOS

Para o futuro, os projetos da artista são vários e alguns outros já estão em andamento, sendo que o primeiro deles é coordenar o AR (Agir e Resistir) Coletivo Urbano, que tem como objetivo unir artistas, ativistas e interessados em um coletivo para agir e resistir.

“Serão desenvolvidas ações artísticas em centros urbanos como São Paulo, Osasco e Rio Claro a partir de temas elencados pelo grupo. Também estou à frente de dois projetos: dirigir um vídeo-dança com artistas paulistanos e dirigir um novo espetáculo, no segundo semestre, que acontecerá nas ruas do centro da cidade de São Paulo. Aguardem!”, prepara Aline.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.