O atleta rio-clarense Matheus Amarante, que representaria a cidade de Rio Claro nos Jogos Abertos, em São Sebastião, morreu aos 23 anos ontem (10). Faixa-preta de judô, Matheus estava no litoral, mas voltou para Rio Claro, quando deu entrada em uma UPA da cidade e acabou falecendo.

Segundo informações de amigos próximos ao jovem, ele desistiu de disputar sua luta nos Jogos após sentir dores no nervo ciático.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, Amarante deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento do Cervezão em estado grave com crise asmática severa. Aparentemente estava há alguns dias sem o uso correto do medicamento, foi levado para emergência, onde foi feito de tudo e o possível para tirá-lo da crise asmática, como ventilação invasiva, que não foi satisfatória, foi intubado, mas teve uma parada cardiorrespiratória, sem sucesso de reversão, e veio a óbito.

Familiares, amigos, academias e a Secretaria de Esportes, que Matheus integrou como professor, e atletas postaram homenagens e lamentaram a morte do jovem atleta.

“O Clube de Campo de Rio Claro está em luto. Perdemos um grande amigo e um grande profissional”.

“Fui pego de surpresa com a notícia da ida precoce para outro plano do Matheus Amarante, para gente sempre foi o Matheuszone, cresceu dentro do tatame, fui aluno junto com ele, e depois virei seu Sensei (Sensei lindo, como ele me chamava). Desde pequeno já notávamos que ele era especial, tinha uma habilidade corporal diferenciada pela idade, sempre sorrindo tanto que não consigo me lembrar dele sem ser dessa forma. Um menino que sonhava em ser atleta, que estava vivendo esse sonho, sempre se destacando em competições de judô e certeza vai deixar saudades. Estava em nossos planos ele ser o professor de Judô da nossa academia, mas a vida quis que a partir de hoje ele cuide de nós lá de cima. Até breve, meu amigo, meu aluno, meu irmão, jamais o esqueceremos”, disse o professor Leandro Brassoloto, da Atos Academia.

“Matheus começou no judô aos 8 anos (Associação SHINRAI) e logo no primeiro treino o sensei Diego já sentiu que ele tinha algo especial, em seu primeiro campeonato foi destaque, lutando de igual com meninos bem mais graduados. Sempre foi da arte marcial, além do judô ele praticava jiu-jítsu e capoeira.
Aos 16 anos sentimos que ele precisava de mais oportunidades e enviamos ele para um projeto em Araras onde permaneceu por 3 anos, competindo fora do Brasil e se tornando campeão em todos os países. Em 2018, Matheus voltou a treinar em Rio Claro integrando a Equipe do Clube de Campo de Rio Claro, nesse último ano esteve como professor e técnico passando seus ensinamentos a todos os alunos desde iniciação à equipe de competição.Participou de Jogos Regionais e Abertos representando a cidade de Rio Claro e era visto como exemplo por todos. Matheus era um excelente atleta, amigo, filho e pai.
Deixou muitos amigos e uma grande história. Matheus era como se fosse um filho, uma parte da família judô SHINRAI e CCRC. Todos os Senseis, amigos, alunos e pais da SHINRAI e do Clube de Campo irão sentir muito sua falta. Matheus morreu como viveu, pela família, pelos amigos e pelo judô”.

“A Secretaria Municipal de Esportes de Rio Claro informa e lamenta o falecimento ocorrido na manhã dessa segunda-feira (10) do atleta Matheus Amarante, de 23 anos, que integrou a comissão técnica da equipe de judô de Rio Claro nos Jogos Abertos, que estão sendo disputados em São Sebastião”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.