Rio Claro comemorou no domingo, com a mobilização cultural “Cultura Já”, o Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro. Manifestações artísticas de diferentes gêneros foram realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), levando ao público a diversidade cultural existente na cidade.

“A proposta uniu diversas linguagens artísticas, mostrando a riqueza, a pluralidade e a potência da arte e cultura locais”, destacou Daniela Ferraz, secretária da Cultura, acrescentando que, além de uma ferramenta de expressão, a arte e a cultura são agentes de transformação para uma sociedade mais tolerante, acolhedora e consciente.

O “Cultura Já” foi pensado e construído com artistas da cidade em quatro reuniões abertas que definiram o cronograma e intenções dos grupos e fazedores de cultura. Capoeira, apresentações circenses, música instrumental, MPB e rap, danças e performances foram levadas ao público com a participação da Liga de Capoeira, Cia Passarinhar, Banda União dos Artistas Ferroviários, Paulinho do Carmo, Sentimento Real e grupos K. P. Wide e ManxS. Houve ainda declamação de poesias autorais. Os vereadores Geraldo Voluntário e Carol Gomes também estiveram presentes.

Publicidade

“Agradecemos todas as pessoas e grupos que contribuíram para a beleza e força deste evento”, afirmou Daniela.

A programação deste mês de novembro tem ainda muitas outras atrações culturais gratuitas. Nesta semana a Cia Éxciton encena espetáculo de dança na quarta-feira (8) a partir das 21 horas, no Centro Cultural. Também no dia 8 a Exposição 5º Prêmio Nacional Aspacer de Design poderá ser conferida no Centro Cultural a partir das 19 horas. A Mostra de Artes “Novos Olhares” será aberta pelo Arquivo Público de Rio Claro no dia 10, a partir das 20h30, no Casarão da Cultura.

Mais em Notícias:

Previsão do tempo deste final de semana