Rio Claro comemora a Semana da Consciência Negra com intensa programação cultural gratuita. De 14 a 20 de novembro serão realizadas palestras, desfile, homenagem, futebol, baile e ato cívico.

A abertura será nesta terça-feira (14), no Casarão da Cultura, às 20 horas, quando será discutido o tema “Consciência e Igualdade”, com a participação de Gilberto Risolino, que na ocasião também apresentará o seu livro “A nossa história em verso e prosa”.  O público acompanhará ainda apresentação musical do Grupo Jeito Simples. O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 com a Rua 7, Centro.

“Além de celebrar a cultura e raízes da comunidade negra, aproveitamos a semana principalmente para discutir os direitos dos negros, muitas vezes discriminados”, observa Josiane Martins, assessora dos Direitos Raciais. A semana é organizada pela Secretaria da Cultura, por intermédio da Diretoria de Políticas Especiais.

A programação continua na quarta-feira (15) com futebol e reencontro de amigos do Patro/Tamoyo. O jogo está marcado para as 9 horas na Lagoa Seca do Cervezão (Rua M-21). Também na quarta, a partir das 19h30, será realizado no Casarão da Cultura o evento Negros em Evidência, com desfile e homenagem.

A importância do Dia da Consciência Negra será abordada em palestra com a assessora dos Direitos Raciais, Josiane Martins, na quinta-feira (16), às 14h30, no Projeto Guri, que fica na Rua 7, nº 1.193. À noite, às 19h30, a Medalha Zumbi dos Palmares será entregue a representantes da comunidade negra. A solenidade será na Câmara Municipal, que fica na Rua 3, entre avenidas 3 e 5, Centro.

No sábado (18) o Baile da Consciência Negra terá apresentação do grupo Reencontro e show com João Júnior e banda. O evento será às 20 horas no Clube Negro ABCR Tamoyo. No mesmo local, no domingo (19), Encontro Zumbi e Companheiras terá, a partir das 10 horas, roda de conversa com a participação de Neusa Maria Pereira, Silvana Veríssimo, Márcia Adão e Silvana Arado. O Tamoyo fica na Rua 13, esquina com a Avenida 23, Bairro do Estádio. Ainda no domingo será celebrada missa afro na igreja de São Benedito, na Avenida 15, nº 1.000.

Ato cívico encerra a programação na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. Apresentação musical de Thadeu e amigos, roda de capoeira, maculelê e samba de roda são as atrações do evento, que será realizado a partir das 9 horas, no Jardim Público, na Rua 3 com a Avenida 1, Centro.

Até o dia 22, exposição de fotos voltada à Consciência Negra pode ser vista no paço municipal. Também serão desenvolvidas atividades em escolas. De 13 a 17 de novembro, a escola estadual professora Oscália Goes Corrêa Santos terá apresentações, palestras e oficinas. O mesmo será realizado nos dias 22 e 23 na escola municipal Caic.

A Semana da Consciência Negra é realizada pela prefeitura de Rio Claro e tem apoio do governo do estado de São Paulo, Quero Cultura e Câmara Municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%